Foto: Envato Elements
 
 Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 30/10/2025 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta sobre o uso de glitter em alimentos que, apesar de serem vendidos como comestíveis, podem conter partículas de plástico.
Segundo a Anvisa, muitos desses produtos são fabricados com polipropileno micronizado, uma substância plástica que não é segura para consumo humano.
Leia também: Anvisa proíbe substâncias usadas em esmaltes de gel por riscos a saúde
O glitter de polipropileno é permitido apenas para fins decorativos, como em embalagens, enfeites ou objetos não alimentares.
 
 
Quando usado em bolos, doces e sobremesas, ele pode causar danos à saúde, como irritações no sistema digestivo e acúmulo de compostos químicos no organismo.
A agência reforça que somente glitters produzidos com ingredientes aprovados para uso alimentar devem ser utilizados em preparos culinários.
Leia também: Risco de AVC aumenta com fatores ambientais como poluição e ruído constante
Para evitar riscos, a Anvisa orienta que confeiteiros e consumidores verifiquem sempre a procedência e a composição do produto antes da compra.
Glitters realmente comestíveis trazem certificação e indicação de uso alimentar na embalagem, o que garante que foram fabricados com substâncias seguras e regulamentadas.
Leia também: Estudo revela hábito que pode melhorar a imunidade de pessoas idosas
A preocupação com o uso indevido desses produtos levou a agência a acionar a Rede de Alerta e Comunicação de Risco de Alimentos (REALI).
Ver essa foto no Instagram
Essa rede reúne órgãos de vigilância sanitária municipais e estaduais e atua no monitoramento de possíveis ameaças à segurança alimentar.
Leia também: 6 exercícios simples para fazer em casa e manter a autonomia na velhice
O objetivo é garantir respostas rápidas e coordenadas quando há suspeitas de contaminação ou comercialização de produtos irregulares.
Apesar de o glitter ser popular na confeitaria moderna e nas redes sociais, o uso de materiais plásticos sob o rótulo de 'comestíveis' representa um perigo real.
Leia também: Micro-ondas pode causa câncer? Veja o que a ciência já comprovou
A Anvisa pede atenção redobrada do público, especialmente de profissionais da área, para evitar uso de glitter e o consumo inadvertido de substâncias que podem comprometer a saúde.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
 Energia
 Energia  
 