Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]O câncer de cólon está se tornando cada vez mais comum em pessoas com menos de 50 anos, o que acende um alerta sobre os cuidados com a saúde intestinal. De acordo com o cirurgião gastrointestinal James Kinross, do Imperial College London, o enfraquecimento do microbioma intestinal, o conjunto de trilhões de microrganismos que vivem no intestino, pode estar entre os fatores que contribuem para esse aumento.
Em entrevista ao Business Insider, ele afirma ainda que esse ecossistema microbiano influencia o risco de doenças, e destaca que há formas de fortalecê-lo e, assim, reduzir as chances de desenvolver o câncer de cólon. Além de manter uma alimentação rica em fibras, vegetais e alimentos naturais, Kinross adota três práticas importantes que ajudam a preservar a diversidade do microbioma e proteger o intestino:
Antibióticos devem ser usados com cautela e apenas quando realmente necessários, pois essas medicações eliminam não só as bactérias nocivas, mas também as benéficas, comprometendo o equilíbrio do microbioma intestinal. O uso excessivo pode gerar um ambiente intestinal menos saudável e mais propenso à inflamação e doenças.
A vitamina D é um nutriente essencial para manter a integridade da barreira intestinal. Níveis adequados ajudam a proteger o revestimento do intestino, impedindo que micro-organismos indesejados invadam a corrente sanguínea e causem inflamações persistentes, que estão ligadas ao desenvolvimento de câncer.
Manter uma vida social ativa é mais do que uma questão de bem-estar emocional: também impacta positivamente o intestino. O contato físico e a convivência com outras pessoas favorecem a troca de microrganismos, o que pode aumentar a diversidade microbiana.
Estudos recentes mostram que familiares, amigos e parceiros tendem a ter microbiomas mais semelhantes entre si, o que indica que o relacionamento social contribui para a saúde intestinal.
Essas práticas demonstram como fatores cotidianos, desde o uso racional de medicamentos até os vínculos sociais, têm papel relevante na prevenção do câncer de cólon. Cuidar da saúde intestinal vai além do prato: envolve decisões conscientes sobre o estilo de vida como um todo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.