Saúde e Bem-estar

Val Kilmer enfrentou câncer na garganta e pneumonia; entenda as doenças

Foto: Reprodução/Instagram

Ator tratou do câncer na garganta ainda em 2014 - Foto: Reprodução/Instagram
Ator tratou do câncer na garganta ainda em 2014

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 02/04/2025, às 12h16

O ator Val Kilmer morreu aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de uma pneumonia, conforme confirmado por sua filha, Mercedes Kilmer, ao jornal New York Times. Em 2014, Kilmer, conhecido por filmes memoráveis como Top Gun (1986) e Batman Eternamente (1995), foi diagnosticado com câncer de garganta, mas se recuperou posteriormente. 

Entenda o quadro do ator e seu tratamento na época:

O ano era 2014, quando Kilmer – que na época trabalhava em um monólogo teatral – descobriu um câncer na garganta e precisou passar por uma traqueostomia, que alterou sua voz de forma significativa. 

A cirurgia da traqueostomia consiste na abertura cirúrgica da parede da traqueia, com possibilidade de passagem do ar entre o ambiente e os pulmões sem passar pelas vias aéreas superiores. 

Kilmer só foi falar abertamente sobre o procedimento em 2017, através do site Reddit, quando questionado por um internauta. Na postagem ele afirmava que “ainda estava se recuperando". 

Mesmo assim, o ator conseguiu retornar brevemente às telas, interpretando novamente o personagem Iceman em Top Gun: Maverick (2022), seu último grande papel no cinema.

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção pulmonar aguda causada por vírus, bactérias, fungos ou agentes irritantes. A doença compromete os alvéolos pulmonares, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, que podem se encher de pus quando inflamados, dificultando a respiração. Os sintomas incluem febre, tosse persistente e falta de ar, e os brônquios também podem ser afetados.

Se não tratada a tempo, a pneumonia pode se tornar grave, especialmente em idosos, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas. Em casos mais sérios, a infecção pode levar à insuficiência respiratória, exigindo internação hospitalar.

Principais sintomas da pneumonia:

  • Febre e calafrios
  • Tosse seca ou com secreção
  • Cansaço e mal-estar geral
  • Dor no peito ao tossir ou respirar
  • Falta de ar e dificuldade para respirar (dispneia)

Embora o pneumococo seja a principal bactéria associada à pneumonia, outros microrganismos também podem desencadear a doença. Fatores como gripes mal curadas, doenças crônicas, idade avançada e exposição a substâncias irritantes podem aumentar o risco de desenvolver a infecção.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias