Medicamentos fora da validade podem ser tóxicos; veja os riscos à saúde

Foto: Envato Elements

o prazo de validade é determinado após estudos de estabilidade feitos pelas indústrias farmacêuticas - Foto: Envato Elements
o prazo de validade é determinado após estudos de estabilidade feitos pelas indústrias farmacêuticas

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 25/08/2025, às 17h39

Guardar remédios na gaveta do banheiro e utilizá-los meses depois é um hábito mais comum do que se imagina e pode representar riscos sérios à saúde. Mesmo que o medicamento pareça intacto, o consumo de fármacos fora do prazo de validade pode trazer consequências graves.

De acordo com o Dr. Thiago Piccirillo, clínico geral da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, medicamentos vencidos não apenas perdem sua eficácia, como também podem provocar reações adversas e efeitos colaterais inesperados.

Medicamentos vencidos não apenas perdem sua eficácia, como também podem provocar reações adversas e efeitos colaterais graves"

O prazo de validade é determinado após estudos de estabilidade feitos pelas indústrias farmacêuticas.

Leia também: Peso perdido com canetas emagrecedoras volta em até um ano, revela estudo

Após esse período, os medicamentos podem sofrer alterações químicas, microbiológicas ou físicas, resultando em perda de efeito ou até toxicidade.

Os principais riscos do uso de medicamentos vencidos incluem:

  • Intoxicações;
  • Reações alérgicas;
  • Sobrecarga do fígado; e
  • Agravamento do quadro clínico do paciente.

Analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais e medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas podem apresentar efeitos indesejados após o vencimento.

Leia também: Após 26 anos, genéricos representam quase 40% do mercado de medicamentos

O Dr. Piccirillo alerta ainda para os antibióticos vencidos, cujo uso inadequado favorece o desenvolvimento de bactérias resistentes, um problema de saúde pública reconhecido pela Organização Mundial da Saúde.

Em alguns casos, o princípio ativo de um medicamento pode se degradar e se transformar em substância tóxica, aumentando o risco de complicações para quem o consome. Por isso, mesmo que o remédio esteja visualmente em bom estado, não deve ser utilizado após a data de validade.

Leia também: Patentes de 1,5 mil medicamentos e insumos farmacêuticos expiram até 2030

Medicamnetos lixo
O uso racional de medicamentos deve ser praticado desde a compra até o descarte / Foto: Envato Elements

Como fazer o descarte adequado?

Quanto ao descarte, jogar medicamentos no lixo doméstico ou no vaso sanitário não é recomendado. O indicado é levar os medicamentos vencidos a pontos de coleta especializados. Descarte corretamente:

1. Separe em casa

Verifique as datas de validade dos medicamentos que possui. Separe aqueles que já venceram e os que não serão mais utilizados.

2. Leve a um ponto de coleta

Dirija-se a uma das farmácias participantes e encontre as estações coletoras ECOMED. Elas foram desenvolvidas de acordo com as normas de segurança e requisitos sanitários, garantindo que o descarte seja feito da forma correta.

Leia também: Compra de medicamentos: o que move as escolhas dos consumidores 50+?

3. Descarte com segurança

Siga as orientações no local: registre, separe e inutilize as embalagens antes de depositar os medicamentos nos compartimentos indicados.

Essa prática evita que substâncias químicas cheguem ao solo, à água e ao ar, reduzindo impactos ambientais e protegendo a saúde coletiva.

Ações como essa mostram que pequenas atitudes individuais podem ter grandes efeitos na preservação do planeta. Mais informações em sobre pontos de coletas acesse (aqui).

Leia também: Automedicação: o hábito comum que pode causar efeitos graves à saúde

O uso racional de medicamentos deve ser praticado desde a compra até o descarte. A conscientização e a responsabilidade individual ajudam a proteger a saúde, reduzir riscos para a comunidade e minimizar impactos ambientais.

Palavras-chave medicamentos descarte validade

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias