Saúde mental no SUS: quais os serviços e como buscar atendimento

Foto: Envato Elements

O atendimento nos CAPS é gratuito e pode ser procurado diretamente por qualquer pessoa - Foto: Envato Elements
O atendimento nos CAPS é gratuito e pode ser procurado diretamente por qualquer pessoa

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 09/09/2025, às 10h34

São Paulo, 09/09/2025 - A saúde mental tem recebido cada vez mais atenção no Brasil, e o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com uma rede estruturada para atender quem precisa de apoio. 

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são os principais serviços voltados a esse cuidado, funcionando de forma aberta e integrada a outras unidades do SUS, como postos de saúde, pronto-atendimentos e hospitais.

O atendimento nos CAPS é gratuito e pode ser procurado diretamente por qualquer pessoa que esteja enfrentando sofrimento psíquico ou dificuldades relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. 

Leia também: Mais de 1 bilhão de pessoas têm algum transtorno de saúde mental, diz OMS

Também é possível chegar até eles por meio de encaminhamento de outros serviços de saúde. Já em casos de acolhimento em unidades específicas, como os Serviços Residenciais Terapêuticos ou alas hospitalares, é necessário um encaminhamento formal, geralmente feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Equipes multiprofissionais

Os CAPS contam com profissionais de diferentes áreas, entre eles médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. 

Essa abordagem multidisciplinar permite oferecer cuidado integral, além de também servir como campo de formação para residentes da área da saúde.

Leia também: 5 alimentos que podem melhorar sua saúde mental

Tipos de CAPS e quem pode procurar

Existem diferentes modalidades de CAPS, definidas de acordo com a população atendida e o tipo de cuidado necessário:

  • CAPS I – voltado para todas as idades, indicado a cidades com mais de 15 mil habitantes, atende casos graves de sofrimento psíquico.
  • CAPS II – para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, em municípios acima de 70 mil habitantes.
  • CAPS i – atendimento específico para crianças e adolescentes em sofrimento psíquico grave.
  • CAPS AD – voltado a todas as faixas etárias que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e drogas.
  • CAPS III – funciona 24 horas, oferece acolhimento noturno e suporte contínuo em saúde mental.
  • CAPS AD III – atende crianças, adolescentes e adultos com sofrimento psíquico intenso causado pelo uso de álcool e drogas, também com atenção contínua.

Leia também: Videogames: vilões ou aliados da saúde mental? Veja o que dizem os estudos

Como acessar os serviços

Quem precisa de atendimento pode procurar diretamente o CAPS mais próximo ou se informar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que pode indicar o serviço adequado. 

Nos casos de maior gravidade, os CAPS de funcionamento 24 horas garantem acolhimento imediato e acompanhamento intensivo.

Ao oferecer atendimento especializado, gratuito e articulado com toda a rede pública, os CAPS se tornam peça-chave para garantir acesso universal ao cuidado em saúde mental, fortalecendo o direito à atenção integral.

Palavras-chave CAPS SUS saúde saúde mental

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias