Saúde e Bem-estar

Estes alimentos podem turbinar a memória depois dos 50 anos

Foto: Envato Elements/RossHelen

Manter uma alimentação equilibrada é essencial para preservar a saúde cognitiva - Foto: Envato Elements/RossHelen
Manter uma alimentação equilibrada é essencial para preservar a saúde cognitiva

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 13/04/2025, às 09h08

A memória se torna essencial depois de uma certa idade. Com o passar dos anos, os filhos crescem, saem de casa e tudo o que resta são memórias dos momentos em família. No entanto, ela pode começar a enfrentar algumas falhas e declínios. 

​Manter uma alimentação equilibrada é essencial para preservar a saúde cognitiva, principalmente após os 50 anos. Diversos alimentos possuem propriedades que auxiliam na melhoria da memória e na prevenção do declínio cognitivo. A seguir, destacam-se alguns desses alimentos:​

1. Vegetais de folhas verdes

Espinafre, couve e brócolis são ricos em vitamina B9 (ácido fólico), que contribui para a preservação da memória durante o envelhecimento.

2. Frutas vermelhas

Morangos, framboesas, amoras e cerejas são fontes de antioxidantes que protegem o cérebro contra o envelhecimento precoce e auxiliam na melhoria das funções cognitivas.

3. Peixes ricos em ômega-3

Salmão, sardinha e atum contêm ácidos graxos ômega-3, especialmente o DHA, que desempenha um papel na prevenção de déficits cognitivos.

4. Oleaginosas

Nozes, amêndoas e castanhas são ricas em gorduras saudáveis, proteínas e antioxidantes, que contribuem para a saúde cerebral e podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

5. Abacate

O abacate é uma fruta rica em gordura monoinsaturada, que melhora o funcionamento da memória ao ajudar a melhorar os níveis de colesterol sanguíneo.

6. Chocolate amargo

O chocolate amargo contém compostos bioativos como cafeína e teobromina, que possuem ação estimulante e melhoram a oxigenação do cérebro, auxiliando na memória e no raciocínio.

7. Chá verde

Rico em catequinas, o chá verde possui propriedades antioxidantes que melhoram as funções dos neurônios e protegem as células do cérebro contra danos causados pelos radicais livres.

8. Ameixas secas

A inclusão de ameixas secas na dieta pode melhorar as habilidades cognitivas à medida que os anos avançam.

Incorporar esses alimentos na dieta diária pode ser uma estratégia eficaz para manter a saúde do cérebro e preservar a memória após os 50 anos. Além disso, é fundamental manter um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividades físicas e estímulos mentais constantes.

Palavras-chave alimentação memória saúde

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias