Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Muitas pessoas experimentam uma sensação de melancolia, tristeza ou ansiedade nas noites de domingo ou nas manhãs de segunda-feira, fenômeno popularmente conhecido como "Síndrome do Domingo à Noite" ou "Depressão de Domingo". Embora não seja classificada como uma condição médica oficial, essa experiência é comum e pode impactar significativamente o bem-estar emocional.
A Síndrome do Domingo à Noite é frequentemente atribuída à antecipação do retorno às responsabilidades da semana, como trabalho ou estudos. Essa antecipação pode gerar sentimentos de ansiedade, desânimo e até sintomas físicos, como dores de cabeça ou insônia. Especialistas da revista Chronobiology International, apontam que a ruptura nos padrões de sono durante o fim de semana e a pressão para aproveitar ao máximo o tempo livre também contribuem para esse estado emocional.
Sentir-se ocasionalmente triste no início da semana é normal. No entanto, se esses sentimentos persistirem por mais de duas semanas, acompanhados de perda de interesse em atividades prazerosas, alterações no sono ou apetite, pode ser um sinal de alerta. Nesses casos, é fundamental buscar ajuda profissional para uma avaliação adequada.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.