Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 08/09/2025 - O gengibre, conhecido pelo sabor marcante e levemente picante, é usado há séculos na culinária e na medicina natural.
Quando consumido em forma de chá, essa raiz não apenas ajuda no alívio de náuseas e melhora da digestão, como também pode desempenhar um papel importante na prevenção de doenças crônicas.
De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Complementary Therapies in Medicine, o consumo regular do chá de gengibre demonstrou auxiliar no controle da glicemia em pacientes com diabetes tipo 2.
Os pesquisadores observaram que os compostos bioativos presentes na raiz contribuem para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, funcionando como um complemento natural dentro de uma rotina saudável.
Leia também: Diabetes: 9 sinais de alerta que você não pode ignorar
A raiz é rica em substâncias que atuam diretamente no metabolismo e na circulação. Entre os principais compostos estão:
Esses elementos ajudam não só na regulação da glicose, como também favorecem a circulação sanguínea, protegem o coração e fortalecem as defesas do organismo.
Leia também: 8 chás de ervas que ajudam na retenção de líquidos
O chá de gengibre é termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e contribui para o gasto calórico, o que pode auxiliar no emagrecimento. Sua ação diurética também colabora para reduzir retenção de líquidos.
Além disso, melhora a pressão arterial, fatores que protegem contra complicações cardiovasculares.
O chá de gengibre deve ser visto como um aliado da saúde, mas não substitui medicamentos ou orientações médicas.
Para quem tem diabetes, os melhores resultados aparecem quando o consumo da bebida é combinado com alimentação equilibrada, prática de atividade física e acompanhamento médico regular.
Leia também: Chás de ervas são aliados para melhorar a saúde durante o outono; confira 5 dicas
Para aproveitar os benefícios, a receita é simples:
Lave bem a raiz e corte em fatias finas. Ferva a água com o gengibre por cinco minutos, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por mais dois minutos. Adoce como preferir e consuma em seguida.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.