Vendas de remédios antigripais aumentam 31% em 12 meses

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Apesar do impacto nas prateleiras, o faturamento do setor avançou em ritmo mais lento - Foto: Envato Elements
Apesar do impacto nas prateleiras, o faturamento do setor avançou em ritmo mais lento

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 12/09/2025, às 15h00

São Paulo, 12/09/2025 - O consumo de medicamentos antigripais registrou forte crescimento no Brasil nos últimos 12 meses. Entre junho de 2024 e maio de 2025, o volume de unidades vendidas subiu 31%, de acordo com levantamento da Interplayers, hub de negócios voltado para saúde e bem-estar.

Apesar do impacto nas prateleiras, o faturamento do setor avançou em ritmo mais lento, com alta de 11% no mesmo período. 

Já no acumulado de 2025 (de janeiro a maio), o cenário se mostra diferente: enquanto a receita se manteve estável, as vendas em unidades apresentaram queda de 8%, o que pode indicar um ajuste sazonal ou até mudanças no padrão de consumo.

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Clima como fator determinante

Segundo Everton Paloni, gerente de Inteligência de Negócios e Mercado da ECS, as mudanças climáticas têm influência direta sobre o aumento do consumo de antigripais.

“O frio mais intenso favorece a circulação de vírus respiratórios. Além disso, as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de doenças como a gripe”, afirma Paloni.

A tendência já havia sido observada em levantamentos anteriores e deve continuar impactando o setor dos antigripais nos próximos períodos.

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Desempenho regional

O estudo revela contrastes importantes entre os Estados. São Paulo e Rio de Janeiro, que juntos concentram 39% do mercado, tiveram trajetórias distintas.

Em São Paulo, houve aumento de 23% em volume e 17% em faturamento no recorte móvel de 12 meses. No acumulado do ano, no entanto, o estado sofreu retração de 17% nas unidades e 9% na receita.

Já o Rio de Janeiro se destacou positivamente, com alta de 54% em volume e 19% em faturamento no período móvel. No ano até agora manteve crescimento, subindo 4% em vendas e 16% em receita.

Entre os destaques negativos, a Bahia apresentou a maior queda: recuo de 21% em unidades e 49% em faturamento no acumulado móvel, além de perdas ainda mais expressivas no acumulado do ano (-54% e -68%, respectivamente).

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Por outro lado, Rondônia liderou a expansão nas vendas de antigripais, registrando crescimento superior a 200% tanto em volume quanto em faturamento no comparativo de 12 meses, além de avanços acima de 190% no acumulado do ano.

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