Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 13/09/2025 - O Brasil registrou um novo recorde de ataques por mensagens falsas, conhecidas como phishing, e se consolidou como o país mais visado da América Latina.
Segundo o mais recente Panorama de Ameaças da Kaspersky, empresa de segurança digital, foram 553 milhões de detecções desse tipo de fraude entre junho de 2024 e maio de 2025, um crescimento de 80% em relação ao período anterior.
Na prática, isso significa que a população brasileira enfrentou, em média, 1,5 milhão de tentativas por dia, ou mais de 2.600 por minuto. O volume representa 43% de todos os casos de phishing da América Latina, que somaram 1,29 bilhão de registros no mesmo intervalo.
Leia também: Conheça quais são os tipos de golpes digitais e como se proteger
De acordo com especialistas da Kaspersky, o crescimento acelerado está diretamente ligado ao uso de Inteligência Artificial (IA) para automatizar ataques.
Uma das principais novidades é o avanço das chamadas “fazendas de phishing” – redes de celulares controlados que enviam em massa mensagens fraudulentas por SMS (SMiShing), utilizando tecnologias de automação robótica (RPA).
Esse método, originalmente criado para otimizar processos corporativos, foi adaptado por criminosos para disparar milhões de mensagens falsas em poucos minutos, com alto grau de personalização e baixo custo.
Leia também: Golpe da chamada de vídeo: entenda como funciona e saiba como se proteger
Além disso, crescem os golpes baseados em "deepfakes" e "deepvoice", em que imagens e vozes de celebridades, autoridades e até familiares são manipuladas digitalmente para criar vídeos e áudios convincentes que circulam principalmente em redes sociais.
“O novo patamar de mais de meio bilhão de ataques no Brasil é alarmante e mostra uma nova era do crime digital. A automação permite que golpistas atinjam uma escala nunca vista antes. A atenção deve ser redobrada, porque o volume de fraudes só tende a aumentar”, alerta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para as Américas.
Especialistas reforçam que, diante de golpes cada vez mais sofisticados, é essencial que o usuário adote práticas de segurança no dia a dia. Entre as principais recomendações estão:
Leia também: Golpes contra pessoas idosas crescem no Brasil; saiba como se proteger
O levantamento mostra que o País continua sendo um dos principais alvos de cibercriminosos no mundo. A combinação entre a alta taxa de conectividade, a popularidade de redes sociais e aplicativos de mensagens e a velocidade de adoção de novas tecnologias torna os brasileiros especialmente vulneráveis.
Com ataques por mensagens falsas cada vez mais automatizados e sofisticados, a recomendação dos especialistas é de redobrar a atenção e adotar medidas de proteção digital para não cair em golpes que chegam diariamente às caixas de entrada de milhões de usuários.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.