Reprodução - X Google Cloud
Publicado em 10/09/2025, às 14h01 - Atualizado às 19h27
São Paulo, 10/09/2025 - Durante o evento Google Cloud Summit, nesta quarta-feira (10), a empresa anunciou uma série de iniciativas voltas à Inteligência Artificial e nas próprias ferramentas. Entre os destaques estão as novas versões do Gemini, tradução simultânea no Google Meet e um treinamento gratuito de Inteligência Artificial
Leia também: Empresas no Brasil e no México já tem retorno do investimento em IA
Sobre o agente de IA da empresa, o Gemini 2.5 chegará no Vertex AI do Brasil a partir de novembro. Com isso, as exigências de soberania e segurança da informação serão atendidas. Ao governo e às universidades.
No campo governamental, o Gemini for Government vem para modernizar serviços e criar ferramentas nos padrões de proteção de dados. Já o Gemini for Education terá recursos voltados aos alunos e professores, além de modelos premium integrados ao Workspace for Education.
O aplicativo para reuniões Google Meets vai ganhar uma tradução simultânea, criando legendas automáticas para português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Por enquanto a novidade está em faze de testes.
Para os desenvolvedores, a empresa também anunciou o Gemini CLI , que contará com novas ferramentas de nuvem, análise de segurança e IA generativa na criação de aplicativos.
No dia 6 de dezembro o Google Cloud vai oferecer um treinamento intitulado Capacita+ IA. O evento será hibrido; presencialmente 20 universidades brasileiras como SENAI-SP, PUC-MG e Insper; e virtualmente, distribuído pela empresa Alura.
“Este evento representa uma oportunidade única para que estudantes e profissionais de diversas disciplinas adquiram uma compreensão profunda da IA generativa e aprendam a aplicá-la em suas áreas. O foco será no domínio da engenharia de prompts e na experiência no-code, para que mesmo pessoas sem conhecimentos técnicos possam criar seus próprios agentes de IA.”, comenta Melina Lopez, Gerente de Marketing para Desenvolvedores e Comunidades na América Latina no Google Cloud.
A participação é gratuita, bastando se inscrever neste link.
A empresa também anunciou que, em novembro, o evento ocorrerá em mais cinco capitais: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.