Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Roblox: nova verificação de idade gera protestos e ataques ao youtuber Felca

Reprodução/X

Como o Roblox restringiu o chat, crianças protestaram usando cartazes em seus avatares dentro do jogo - Reprodução/X
Como o Roblox restringiu o chat, crianças protestaram usando cartazes em seus avatares dentro do jogo
Por Emanuele Almeida

16/01/2026 | 12h19

São Paulo, 16/01/2026 - “Estou sendo atacado por crianças na minha 'DM' porque o Roblox tirou o chat de voz”, publicou o youtuber Felipe Bressanim, o Felca, 27 anos, na última quinta-feira, 14, no X. A onda de ataques ocorreu devido às novas regras de verificação de idade e acesso ao chat da plataforma.

Leia também: Adultização de crianças e infantilização de adultos; é só 'trend' de redes sociais?

Os comentários direcionados ao influenciador variam entre decepção e até ameaças de morte. A revolta acontece porque Felca fez uma denúncia no ano passado sobre os riscos a que menores de idade estão submetidos nas redes, como a exposição a predadores sexuais e o excesso de exposição por parte de pais e influenciadores.

Além dos ataques diretos, usuários do Roblox realizaram manifestações online contra a nova determinação, que exige comprovação de idade por meio de documentação ou estimativa facial por vídeo. O acesso aos recursos de conversa agora é restrito a quem cumpre essa etapa.

Leia também: Confira as principais diretrizes do PL contra adultização

Protestos no Roblox

Série de imagens que mostram manifestações online de usuários do roblox
bloxUsuários reclamaram em protestos dentro da plataforma. Reprodução/X

Como o Roblox restringiu o chat, crianças protestaram usando cartazes em seus avatares dentro do jogo. Algumas simularam atos de vandalismo digital, como queimar ônibus virtuais e promover aglomerações em ambientes compartilhados, assim como usaram cartazes com frases contendo palavrões e ameaças. 

Como o Roblox é uma plataforma de desenvolvimento, dentro do aplicativo os usuários podem programar jogos simples a mais complexos e liberar o acesso online em espaços diferentes. Na área digital é possível a monetização desses jogos e compra e venda de itens virtuais, através da moeda digital "Robux". Em alguns games, o chat e o microfone são liberados.

Leia também: Atualização: 'PL da Adultização' não protege sozinho os menores; é preciso educação digital

A advogada e líder de Políticas Públicas do Movimento Desconecta, Catarina Fugulin, alerta que esses protestos mostram a incapacidade de crianças discernirem sobre a própria segurança. “Isso diz muito sobre as violências e exposições a conteúdos nocivos que acontecem dentro desse metaverso como o Roblox”, observa.

O que diz o Roblox

Em nota, a empresa afirmou estar ciente das manifestações: “Essas mudanças foram projetadas para proteger nossos usuários, especialmente os mais jovens. Exigimos a verificação para manter a plataforma segura para a diversão e criatividade”.

Sobre os ataques a Felca, o Roblox declarou que condena qualquer incitação à violência ou danos no mundo real.

Leia também: Crianças e adolescentes estão expostas à violência em plataformas digitais

Riscos reais

A advogada especializada em ética, direito digital, inteligência artificial e proteção de dados, Alessandra Borelli explica que a determinação foi feita para mitigar os riscos presentes nessas plataformas para as crianças. 

Não é uma exigência só do Brasil, o mundo todo está discutindo essa pauta, então não é uma prerrogativa da plataforma, mas uma exigência legal. A proteção de crianças e adolescentes passa a ser exigida desde a concepção por padrão da conta e passa por uma uma governança muito mais comprovável”, observa. 

Borelli explica que a legislação é pautada em cinco principais riscos para adolescentes e crianças no ambiente digital:

  • Conteúdo;
  • Contato;
  • Condutas;
  • Contratos;
  • Comércio.
“É muito fácil você ter acesso a um conteúdo para o qual a criança ainda não tem condição de entender e de lidar com aquele conteúdo, as condutas ali dentro são muitas vezes incompatíveis com o nível de maturidade das crianças e sem contar os relacionamentos que acontecem e são estabelecidos naquele ambiente”, explica Borelli. 

Ela completa que a ação de aferir a idade buscar diminuir esses riscos tanto pelo Roblox quanto por outras plataformas é  que o acesso a conteúdos específicos, conversas particulares, aceite de normas e contratos e acesso à publicidade e compra seja feito com pessoas que tenham um nível de maturidade adequado. 

tela de celular com a abertura do Roblox
Adobe Stock

Atenção redobrada

A advogada do Movimento Desconecta alerta que ainda há o risco de crianças burlarem o sistema de verificação de idade dentro da plataforma. “Eles podem usar documentos de conhecidos e até mesmo irmãos e afins. Ainda há uma patente falha da plataforma, que inclusive permite que esse tipo de manifestação digital aconteça lá dentro”, diz Fugulin.

A advogada reforça a urgência de aplicar no ambiente digital o mesmo rigor de verificação de idade utilizado em espaços físicos, como cinemas, bares e discotecas, onde o acesso é restrito para proteger crianças e adolescentes. 

Alessandra Borelli adiciona que as plataformas digitais precisam implementar segurança e a proteção de dados desde a concepção de seus sistemas. “É fundamental que ocorra uma remoção rápida e proativa de conteúdos nocivos ou violentos que coloquem em risco o desenvolvimento e a integridade física e mental de crianças e adolescentes.”

Ela sugere que as empresas devem otimizar seus processos de curadoria e fiscalização, sendo rigorosas na exclusão de contas que instiguem comportamentos prejudiciais à dignidade humana.

Além das medidas de controle, Borelli também destaca a falta o aprimoramento dos canais de denúncia, que devem ser de fácil acesso, compreensão e passíveis de customização conforme a realidade de cada família.

Outro ponto crítico mencionado é o combate à dependência digital, o que exige que as plataformas abandonem o uso de elementos viciantes em suas interfaces. Borelli exemplifica que o fim da "rolagem infinita" é uma das mudanças necessárias para mitigar o comportamento compulsivo dos usuários.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias