Abono salarial de 2023: prazo para saque vai até dezembro; veja quem tem direito

Foto: Envato Elements

De acordo com o MTE, mais de 740 mil pessoas ainda não resgataram o pagamento - Foto: Envato Elements
De acordo com o MTE, mais de 740 mil pessoas ainda não resgataram o pagamento

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 10/09/2025, às 13h36 - Atualizado às 19h30

São Paulo, 10/09/2025 - Os trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial referente ao ano-base de 2023 têm até o dia 29 de dezembro de 2025 para garantir o benefício. O valor pode ser consultado e retirado nos bancos autorizados, de acordo com o calendário definido pelo governo federal.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 741.856 pessoas ainda não resgataram o pagamento, o que representa um montante de R$ 833,5 milhões disponíveis. 

Ao todo, mais de 25,4 milhões de trabalhadores foram considerados elegíveis neste ano, somando também revisões de cinco anos anteriores. 

Até o momento, mais de 24,7 milhões já receberam, o que corresponde a 97% de cobertura e um montante de R$ 29,1 bilhões.

O MTE também informou que, em outubro, haverá pagamento para servidores públicos que tiveram atrasos no repasse do benefício. 

Para este grupo, o crédito será liberado em 15 de outubro. A partir de 5 de outubro, todos os trabalhadores poderão consultar valores e instituições responsáveis pelo depósito pela Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) ou pelo Portal GOV.BR.

Leia tambem: PIS/Pasep: veja como descobrir se você tem dinheiro esquecido no fundo

Quem tem direito ao abono salarial

O benefício é pago a quem:

  • Está cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
  • Recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base.
  • Trabalhou por, no mínimo, 30 dias no ano-base, consecutivos ou não.
  • Teve as informações corretamente declaradas pelo empregador na RAIS ou no eSocial.

Como receber

  • Caixa Econômica Federal: o crédito é feito preferencialmente em contas correntes, poupança ou na Conta Digital CAIXA. Quem não possui conta pode sacar em agências, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, terminais de autoatendimento ou pelo aplicativo CAIXA Tem.
  • Banco do Brasil: o pagamento é realizado por crédito em conta, TED ou PIX. Caso o trabalhador não tenha conta ou chave PIX, o saque pode ser feito diretamente nas agências.

Com o prazo final se aproximando, a recomendação do governo é que os trabalhadores consultem a situação o quanto antes para evitar perder o benefício.

Palavras-chave MTE abono salarial benefício

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias