Bilhete Único 2026: Saiba como garantir a gratuidade para pessoas 60+ em SP
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
23/01/2026 | 11h46
São Paulo, 23/01/2026 - A gratuidade no transporte público em São Paulo para pessoas idosas está mantida para 2026, com regras que variam conforme a faixa etária, segundo informações atualizadas pela SPTrans. O benefício é válido nos ônibus municipais (SPTrans) e no transporte metropolitano, que inclui Metrô e CPTM.
Quem tem 65 anos ou mais e reside na cidade de São Paulo, na Região Metropolitana, em Campo Limpo Paulista, Vargem Grande Paulista ou Jundiaí tem direito ao Bilhete Único da Pessoa Idosa, benefício garantido por legislação federal.
Na capital paulista, a gratuidade também é assegurada às pessoas entre 60 e 64 anos, conforme normas municipais que mantêm o acesso ao transporte público para essa faixa etária.
Leia também: Nova tarifa de 5,30 entra em vigor e créditos feitos antes da virada continuam valendo
Como funciona o Bilhete Único para idosos
- A partir de 65 anos: o Bilhete Único Especial Pessoa Idosa é gratuito e permite acesso direto às catracas. A solicitação pode ser feita pelo site (atendimento.sptrans.com.br) ou em postos de atendimento. O cartão é enviado ao endereço cadastrado em até 30 dias.
- De 60 a 64 anos: nessa faixa etária, é utilizado o Bilhete Único Comum cadastrado. É preciso realizar mensalmente a recarga da gratuidade, aproximando o cartão duas vezes: uma para ônibus e outra para o transporte sobre trilhos.
No Metrô e na CPTM, pessoas com 65 anos ou mais podem embarcar apenas com a apresentação de um documento oficial com foto. O benefício é pessoal e intransferível, e o uso irregular do Bilhete Único pode resultar na suspensão da gratuidade.
Leia também: Aumento na tarifa de ônibus, trens e metrô em SP e ABC começa a valer
Como solicitar ou atualizar o benefício em 2026
- Separe os documentos necessários: RG (frente e verso), CPF, comprovante de residência recente (com até três meses de validade) e uma foto legível e atualizada.
- Acesse o site de atendimento da SPTrans em sptrans.com.br/atendimento.
- Preencha a solicitação com seus dados e envie os documentos exigidos.
- Concluído o cadastro, o Bilhete Único da Pessoa Idosa será enviado gratuitamente para o endereço informado.
Leia também: Quatro linhas de Metrô de SP passam a operar 24h aos sábados
Se preferir, a solicitação também pode ser feita presencialmente em postos de atendimento nas Subprefeituras, unidades do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans. Consulte esse site para verificar o endereço do posto mais próximo.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
