IPVA 2026: 2ª parcela ou cota única para final 6 vence quinta; veja como pagar
Envato
São Paulo, 18/02/2026 - O calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 em São Paulo avança nesta semana. Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, os proprietários de veículos com placa final 6 têm até quinta-feira, 19, para regularizar a situação.
Nessa data, é possível quitar o imposto de uma só vez, mas sem o desconto oferecido em janeiro, ou pagar a segunda parcela para quem escolheu dividir o valor. Em fevereiro, portanto, o recolhimento ocorre nessas duas modalidades, seguindo o cronograma definido pelo número final da placa.
Leia também: SP chama para renegociar dívidas em impostos como IPVA e ITCM; tudo online
As datas avançam nos dias úteis seguintes até alcançar os veículos com final 0, em 23 de fevereiro. Se o vencimento cair em fim de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil.
Como regularizar a situação?
Motoristas que não pagaram a primeira parcela ainda conseguem ficar em dia sem a cobrança de multa neste momento. Nesse caso, o valor deve ser pago integralmente, já que não há mais desconto, ou seguir o cronograma vigente, que também prevê a quitação da segunda parcela para veículos com placa final 6.
O parcelamento pode ser feito em até cinco vezes, conforme o valor do imposto devido, e os vencimentos obedecem ao número final da placa.
Após o vencimento, passa a valer multa de 0,33% por dia de atraso e cobrança de juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa pode chegar a 20% do valor do imposto. Se o débito continuar em aberto, ele pode ser inscrito na Dívida Ativa do Estado, com inclusão no Cadin Estadual.
Leia também: IPVA 2026: saiba quais veículos são isentos da taxa no Estado de São Paulo
A falta de pagamento também impede o licenciamento anual do veículo. Após o prazo definido pelo Detran, o veículo pode ser apreendido, enquanto o motorista pode ser multado e receber sete pontos na CNH.
Onde consultar o IPVA 2026
A consulta do valor do IPVA 2026 pode ser feita nos bancos, informando o número do Renavam, ou no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. É importante verificar se o endereço eletrônico termina em sp.gov.br para evitar golpes.
O valor venal do veículo, que serve de base para o cálculo do imposto, pode ser consultado no Sistema de Veículos (Sivei), disponível no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.
Como realizar o pagamento
O pagamento pode ser realizado por Pix, internet banking, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou cartão de crédito, por meio de empresas credenciadas. Para pagar via Pix, é necessário gerar o QR Code exclusivamente no site da Secretaria da Fazenda.
Veja como pagar:
- Consulte seus débitos pelo sistema da Sefaz-SP com acesso via Certificado Digital ou login Gov.br;
- Selecione os débitos que deseja pagar, e emita o QR code Pix;
- Efetue o pagamento em até 15 minutos, junto a uma das instituições participantes do Pix.
Ao fazer a leitura no aplicativo do banco, deve aparecer como encaminhado para a Secretaria da Fazenda e Planejamento, com CNPJ 46.377.222/0003-90.
Quem deseja antecipar o licenciamento anual precisa quitar todos os débitos do veículo, incluindo IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas.
Leia também: Como parcelar o IPVA 2026 em São Paulo? Confira passo a passo
Para evitar juros, restrições no documento e problemas na hora de circular com o veículo, o proprietário deve conferir o final da placa e respeitar o prazo de pagamento deste segundo ciclo do IPVA 2026. Todas as informações e dúvidas sobre IPVA podem ser consultadas no portal da Sefaz-SP clicando aqui.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
