Divulgação/Victor Jucá
São Paulo, 15/09/2025 - O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão foi anunciada pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA), responsável por indicar a produção nacional que tentará uma vaga na maior premiação do cinema mundial, nesta segunda-feira (15/9).
O longa se passa no Recife de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia, retorna a Recife após anos fora e descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes. Enquanto planeja uma forma de deixar o Brasil com o filho pequeno após a morte da mãe do menino, ele se vê alvo da desconfiança das pessoas a seu redor.
Leia também: 'O Agente Secreto' terá estreia nacional no Recife, diz diretor
O elenco com ainda com Alice Carvalho, Tânia Maria e Carlos Francisco, o filme contou com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), mecanismo gerido pelo Ministério da Cultura e pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), responsável por impulsionar o setor audiovisual brasileiro com financiamentos públicos.
A obra venceu outros títulos internacionais, incluindo o 78º Festival de Cannes e o Prêmio da Crítica, e se torna agora o principal representante do cinema brasileiro em 2026. Caso seja selecionado pela Academia de Hollywood, o longa pode disputar diretamente o Oscar de Melhor Filme Internacional.
Com informações do Ministério da Cultura.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.