São Paulo, 14/07/2025 - A Federação Brasileira de Bancos (
Febraban) lançou durante painel sobre
etarismo na Febraban Tech mais uma edição da coletânea “Palavras que Transformam - Um Convite para a Comunicação Inclusiva e Empática”. A intensão da publicação, segundo a entidade, é provocar a discussão sobre o impacto do etarismo na cultura organizacional, decisões de negócio, experiência do cliente e a inclusão de talentos em uma rotina cada mais digital e automatizada.
Além do etarismo, a coleção também abordará questões como o racismo, machismo, LGBTfobia, gordofobia, capacitismo, indigenofobia e xenofobia, que é o preconceito contra indígenas, estrangeiros ou pessoas vindas de outros estados e cidades.
O primeiro de oito volumes da coleção, lançado em 2023, tratou do discurso discriminatório, enquanto o segundo, desenvolvido em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial e o Coletivo do Pacto das Pretas, teve como tema o Antirracismo.
A discriminação, segundo os especialistas retratam no guia, se dá em três níveis interligados. São eles o
institucional, interpessoal e autodirigido, quando a própria pessoa internaliza preconceitos relacionados à idade. A edição é resultado do trabalho conjunto dos bancos com a Maturi, plataforma líder no Brasil para profissionais 50+.
Para fazer o download do fascículo sobre etarismo
clique aqui.