Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Ibovespa supera 150 mil pontos pela 1ª vez com bom humor interno e externo

Adobe Stock

Reunião do Copom, que começa amanhã, segue no radar dos investidores da B3, que esperam por algum sinal de quando começam os cortes na Selic - Adobe Stock
Reunião do Copom, que começa amanhã, segue no radar dos investidores da B3, que esperam por algum sinal de quando começam os cortes na Selic

Por Maria Regina Silva, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 03/11/2025, às 12h33
São Paulo, 03/11/2025 - O Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, deu mais um salto inédito nesta manhã, superando pela primeira vez o patamar de 150 mil pontos. Além de contar com o apoio do bom humor dos mercados de Nova York, o avanço de hoje é atribuído a expectativa de resultados positivos de algumas empresas brasileiras, como Petrobras e Itaú Unibanco, previstos para esta semana.
Além disso, há expectativa de que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), indique quando deve começar a cortar a Selic, a taxa de juro básica da economia brasileira. Para a decisão, que sairá na quarta-feira, espera-se manutenção do juro básico em 15% ao ano.
A taxa de juros é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para o controle da inflação, cujo o indicador de referência é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Qualquer ajuste na Selic tem repercussão no custo do crédito, preço dos alimentos e dos serviços, na taxa de câmbio, decisões de investimentos e nos rendimentos das aplicações financeiras.
Para Pedro Cutolo, estrategista da ONE Wealth Management, o BC já dará algum indício de queda da Selic ainda em 2025. "Esperamos que o comunicado seja suficientemente flexível para abrir caminho para um corte na reunião de dezembro", diz. 

Votação na CAE

Outro assunto no radar dos investidores é a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que marcou para amanhã a votação dos projetos que aumentam a faixa de isenção do IR para até R$ 5 mil e elevam a taxação de bets e fintechs.
Às 12h20, o Ibovespa subia 0,68%, aos 150.559 pontos, enquanto o dólar à vista recuava 0,50%, aos R$ 5,3535.
Leia também: Mercado de trabalho segue aquecido no Brasil, mas dá sinais de desaceleração

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias