Selic alta penaliza setor imobiliário mas torna FII atraente, dizem especialistas

Envato

Embora não haja perspectiva de queda para a Selic neste ano, há oportunidades em fundos imobiliários - Envato
Embora não haja perspectiva de queda para a Selic neste ano, há oportunidades em fundos imobiliários

Por Jean Mendes e Eduardo Puccioni, do Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 28/07/2025, às 10h41
São Paulo, 28/07/2025 - O elevado patamar da taxa de juro básico do país, a Selic, é desafiador para o desempenho dos fundos de investimentos imobiliários (FIIs), produtos financeiros focados em empreendimentos imobiliários. Ao mesmo tempo, segundo especialistas do setor, o momento abre uma janela de oportunidade para o investidor que tem interesse em entrar nesse mercado. É que os papéis estão "descontados", ou seja, sendo negociados muito abaixo do seu valor real devido à alta taxa de juros. 
Leia também: Fundos imobiliários de lajes corporativas lideraram proventos em 2024, diz B3
Importante ressaltar que qualquer decisão de mudança no juro básico, que atualmente está no maior nível em quase 20 anos, tem fortes repercussões no custo do crédito, preço dos alimentos e dos serviços, na taxa de câmbio, decisões de investimentos e nos rendimentos das aplicações financeiras. E calibrar a taxa de juros é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para o controle da inflação.
Para André Masetti, gestor da estratégia de fundos de crédito imobiliário da XP Asset, este é um bom momento para quem quer entrar em fundos imobiliários, apesar de não haver perspectiva de queda para a Selic no horizonte próximo. Boa parte dos analistas estima que a redução nos juros deve começar apenas em 2026.
Leia também: Investe em Fundo imobiliário ou Fiagro? Veja o que mudou no imposto
Rodrigo Abbud, sócio do Pátria Investimentos, é mais um especialista que acredita que o momento de entrada nos fundos é agora. "Este é o momento de analisar os fundos disponíveis, escolher uma estratégia e aplicar em fundos imobiliários", diz.
Gustavo Ribas, sócio da Navi Capital, cita o histórico de rentabilidade do setor para destacar os fundos como uma boa aplicação. "Desde a criação do Ifix [Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários] pela B3, em 2012, o índice tem uma rentabilidade média anual de 10%, enquanto o Ibovespa no mesmo período é de 5%. E lembrando que a volatilidade dos fundos imobiliários é menor que a do Ibovespa", destaca.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias