Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

CPMI do INSS deve votar amanhã quebras de sigilo do Master

Divulgação/Banco Master

Quebras de sigilos foi pedida pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e deputados do Novo - Divulgação/Banco Master
Quebras de sigilos foi pedida pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e deputados do Novo
Por Fabiana Holtz

04/02/2026 | 16h38

São Paulo, 04/02/2026 - Entre os requerimentos previstos para votação amanhã, que começa às 9h, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão os pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal relacionados ao Banco Master.

Como parte da investigação sobre possíveis irregularidades na concessão de crédito consignado a aposentados e pensionistas, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) e deputados do Novo pediram a quebra de sigilo. Foram solicitadas informações sobre contas, investimentos, bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras pelo Master.

Leia também: CPI do INSS recorre ao STF para garantir depoimento de Vorcaro, do Master

Foram encontrados indícios de irregularidades em mais de 250 mil contratos de empréstimo consignado vinculados ao banco, incluindo suspeitas de contratação sem autorização dos beneficiários, conforme informações de integrantes da CPMI.

Depoimento adiado

O depoimento do dono do Master, Daniel Vorcaro, que estava previsto para amanhã (5), foi adiado para 26 de fevereiro. O adiamento foi anunciado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI. A decisão foi tomada após reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, relator de processos envolvendo o Banco Master.

Leia também: Depoimento de Vorcaro à CPI do INSS é adiado para 26 de fevereiro

Com isso, amanhã a CPMI ouvirá somente o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Ele deve prestar esclarecimentos sobre os contratos de crédito consignado sob investigação e as medidas adotadas pelo instituto diante das suspeitas de fraude.

Leia também: Presidente da CPMI do INSS diz que não vai investigar CDBs do Banco Master

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias