Saiba as causas da cistite, inflamação que afetou Solange Couto no BBB 26
Globo/Manoella Mello
04/02/2026 | 17h01
São Paulo, 04/02/2026 - O caso da atriz Solange Couto, 69 anos, participante do Camarote do BBB 26, repercutiu nas redes sociais após ela precisar de atendimento médico na madrugada desta terça-feira, ao passar mal durante o confinamento.
Ela relatou aos outros participantes estar com dores fortes, solicitou atendimento médico à produção do reality e, ao retornar, revelou o diagnóstico de cistite. “Estou com cistite. Dói muito, queima, a uretra parece que está pegando fogo. Marcelinho [o médico do programa] falou que eu estava pálida”, contou a atriz, conhecida por sua personagem Dona Jura, na novela O Clone.
Leia também: Infecção urinária recorrente aumenta com a idade; saiba como prevenir
O relato de Solange Couto levantou debates nas redes sociais sobre os sintomas da cistite, especialmente após os 60 anos.
Fábio Tanno, urologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que a cistite é comum em mulheres na faixa etária de Solange. “Ela é mais comum em mulheres com mais de 60 anos, especialmente devido à redução nos níveis hormonais que é típica da menopausa.”
O que é cistite e principais causas
A cistite é uma inflamação que atinge a bexiga, geralmente causada por infecção bacteriana, frequentemente pela Escherichia coli. É mais comum em mulheres devido à anatomia feminina. Essa condição pode ser desencadeada por outros fatores, como hábitos de higiene, relações sexuais, uso de cateteres, imunidade baixa, diabetes, menopausa e uso de espermicidas, que favorecem a inflamação da bexiga.
Quais são os sintomas e riscos da cistite
Segundo o urologista, os sintomas da cistite incluem dor ou ardência ao urinar, aumento da frequência urinária, dor pélvica, sangue na urina e, em casos mais graves, febre.
“Na idade da Solange Couto, o principal fator de risco é a própria menopausa, caracterizada pela queda dos níveis hormonais, entre eles o estrógeno. Este hormônio tem um efeito protetor para a região da vulva, vagina e uretra, mantendo os tecidos saudáveis. A queda do estrógeno acaba alterando a conformação dos tecidos e o pH vaginal, o que, por sua vez, torna a região mais suscetível ao ataque de bactérias causadoras da cistite”, explica Fábio Tanno.
Leia também: Ureia alta: fadiga e falta de apetite podem indicar problema renal silencioso
Outros fatores de risco apontados pelo médico são: beber pouca água, segurar a urina por muitas horas, ter hábito intestinal irregular, higiene genital inadequada e usar roupa molhada por longos períodos.
O médico alerta que um especialista deve ser procurado quando os episódios de cistite se tornam recorrentes, especialmente se ocorrerem mais de duas vezes em um período de um ano.
“Assim que surgem os sintomas típicos da cistite, a pessoa deve procurar atendimento médico urgente para a realização de exame de urina e prescrição de antibiótico”, diz Tanno.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
