EUA e União Europeia fecham acordo com tarifa em 15%

Reprodução/YouTube/@TheWhiteHouse

Donald Trump, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fecharam neste domingo - Reprodução/YouTube/@TheWhiteHouse
Donald Trump, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fecharam neste domingo

Por Gustavo Boldrini, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 27/07/2025, às 15h49

São Paulo, 27/07/2025 - O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fecharam neste domingo um acordo comercial que fixa tarifas de 15% sobre produtos da União Europeia (UE) em solo americano, incluindo carros. O anúncio foi feito após reunião na Escócia.

“[O acordo com a UE] é o maior de todos os acordos e vai ser ótimo para ambas as partes”, afirmou Trump em conversa com jornalistas ao lado de Von der Leyen.

Leia também: Trump diz que não vai adiar prazo para imposição de tarifas sobre Brasil

 A líder europeia afirmou ter concordado com a tarifa de 15% - que representa uma redução pela metade em relação da tarifa de 30% anunciada inicialmente por Trump sobre os europeus - e acrescentou que o pacto busca “equilibrar a relação comercial” entre os dois países, que é “a maior do mundo”.

Além da tarifa de 15%, segundo Trump, o acordo prevê que a UE vai comprar US$ 750 bilhões em produtos de energia dos EUA e investir US$ 600 bilhões a mais na economia americana nos próximos anos. Ele afirmou ainda que os europeus vão comprar “bilhões de dólares” em equipamentos militares americanos.

Palavras-chave EUA União Europeia tarifas

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias