Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Governo leva mensagem de combate à violência contra mulheres na Supercopa

Gabriela Mutti

Ministério das Mulheres destaca combate ao feminicídio no jogo Flamengo x Corinthians pela Supercopa - Gabriela Mutti
Ministério das Mulheres destaca combate ao feminicídio no jogo Flamengo x Corinthians pela Supercopa
Por Alexandre Barreto

01/02/2026 | 14h25

São Paulo, 01/02/2026 - O Ministério das Mulheres realiza neste domingo, 1 de fevereiro, a ação Tenda Lilás durante a partida entre Flamengo e Corinthians, válida pela Supercopa Rei, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A proposta da iniciativa é conscientizar o público sobre a violência contra as mulheres e divulgar canais de denúncia, como o Ligue 180.

Antes do jogo, serão distribuídos materiais com informações sobre os tipos de violência e os serviços de proteção disponíveis. Um vídeo será exibido nos telões, e uma faixa entrará em campo com o alerta de que a violência é crime e deve ser combatida por toda a sociedade.

Leia também: 'Pacto Brasil de enfrentamento ao feminicídio' será lançado nesta semana

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou que levar a iniciativa a um grande evento esportivo ajuda a ampliar o diálogo com a sociedade, sobretudo com o público masculino.

“O enfrentamento à violência contra as mulheres precisa envolver toda a sociedade. Estar em um grande evento esportivo é uma forma de dialogar diretamente com esse público, reforçando que a violência não pode ser naturalizada e que existem políticas públicas e serviços para proteger as mulheres e prevenir o feminicídio”, disse a ministra, em nota publicada pelo governo.

O que é a Tenda Lilás

A Tenda Lilás é uma ação que leva informação e orientação sobre a prevenção da violência. O slogan da campanha é “Não passe pano. Proteja. Denuncie. Ligue 180”.

Desde o lançamento, em dezembro de 2025, em Brasília, a iniciativa já realizou mais de 30 mil atendimentos, contribuindo para o fortalecimento da rede de proteção e a prevenção do feminicídio.

Leia também: Feminicídios sobem 8,1% em um ano e batem recorde no Estado de SP

A ação conta com o apoio do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol e da Arena BRB e integra as estratégias nacionais para promover uma cultura de respeito e segurança para as mulheres.

Canais de denúncia e apoio às mulheres

A Tenda Lilás orienta o público sobre os principais meios de denúncia:

  • Ligue 180, disponível 24 horas para casos de violência e assédio;
  • Encaminhamentos à rede de proteção jurídica, psicológica e social, além de contato com Delegacias Especializadas (DEAMs);
  • Em algumas ações, também é divulgado o WhatsApp (61) 9610-0180 para atendimentos e informações.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias