IGP-M sobe 0,36% em agosto, após queda de 0,77% em julho

Adobe Stock

Inflação medida pelo IGP-M tem primeira alta após três recuos consecutivos na margem - Adobe Stock
Inflação medida pelo IGP-M tem primeira alta após três recuos consecutivos na margem

Por Daniel Tozzi Mendes, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 28/08/2025, às 08h38
São Paulo, 28/8/2025- O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) subiu 0,36% em agosto, primeira alta após três recuos consecutivos na margem, informou  há pouco a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador acumula agora queda de 1,35% no ano e alta de 3,03% nos últimos 12 meses.
A elevação do índice no mês foi próxima ao teto das estimativas de mercado coletadas pelo <b>Projeções Broadcast</b>, de +0,41%, com piso de -0,04% e mediana de +0,19%.
Leia também: Inflação medida pelo IPCA sobe 0,26% em julho, abaixo das projeções
O resultado foi puxado pelo retorno ao terreno positivo do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que subiu 0,43% em agosto, após recuo de 1,29% em julho.
Leia também: Gasolina, carro novo e passagem aérea causam queda na previsão de inflação
Houve deflação menos intensa nos preços agropecuários ao produtor (-3,79% para -0,52%) e avanço nos preços industriais (-0,40% para 0,75%).
Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) passou de alta de 0,27% em julho para queda de 0,07% em agosto.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias