Adobe Stock
Por Daniela Amorim, do Broadcast
[email protected]Rio, 09/05/2025 - Em abril, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou com alta de 0,43%, ante um avanço de 0,56% em março, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Criado em 1979, o IPCA é tido como o termômetro oficial da inflação no Brasil, ao refletir o custo de vida e o poder e compra da população.
Segundo o levantamento, 8 dos 9 grupos do IPCA tiveram altas de preços no mês passado. Já o gasto com transporte apresentou recuo de 0,38% em abril.
A taxa acumulada pela inflação no ano ficou em 2,48%. O resultado acumulado em 12 meses foi de 5,53% até abril, ante taxa de 5,48% até março.
O resultado ficou levemente acima da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 0,42%, com as estimativas variando de 0,37% a 0,47%.
A taxa acumulada pela inflação no ano foi de 2,48%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 5,53%, resultado próximo da mediana das estimativas de analistas (5,52%), que iam de 5,35% a 5,57%.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.