Massa de ar polar forte avança sobre o Brasil e derruba temperaturas

Arquivo/Prefeitura de Urupema

Uma forte massa de ar polar continental avançará sobre o País - Arquivo/Prefeitura de Urupema
Uma forte massa de ar polar continental avançará sobre o País

Por Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
Publicado em 06/08/2025, às 09h51
São Paulo, 06/08/2025 - Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, vai trazer mudanças climáticas para o Sul e parte do Sudeste do Brasil entre quinta, 7, e sexta-feira, 8. Após essa frente fria, uma forte massa de ar polar continental avançará sobre o País, derrubando as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e causando friagem em parte do Norte.
"As temperaturas já devem começar a cair no Sul ao longo da sexta-feira, conforme o ar polar entra no País - com a sensação de frio aumentando durante o fim de tarde e principalmente à noite nos três Estados (Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul) ", afirma a Climatempo.

5ª onda de frio no País

A Climatempo afirma que monitora as condições para a classificação da 5ª onda de frio no País, considerando o período de 9 a 13 de agosto. "Este ar polar pode provocar uma queda mais significativa, com condições para geada ampla nos Estados do Sul e em Mato Grosso do Sul, não descartando o fenômeno em áreas de São Paulo e do extremo sul de Minas Gerais.
Leia também: Satélites a 550 km da Terra flagram avanço de espuma tóxica no Rio Tietê
Há chance de chuva congelada entre a madrugada e manhã de sábado 9, no alto da serra catarinense, incluindo Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim, devido a presença do ciclone em alto-mar e da umidade sendo empurrada para a costa.
Além do Sul, a expectativa é que o amanhecer de sábado, 9, também seja bastante gelado no Sudeste. Em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, no Centro-Oeste, as temperaturas mínimas também devem diminuir.
"O ar polar deve ganhar mais força e espalha ar frio para mais áreas do País entre domingo, 10, e principalmente no amanhecer de segunda-feira, 11, provocando também friagem no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, além de reduzir as temperaturas em Mato Grosso e Goiás", projeta a empresa de meteorologia.
Desta vez, a duração do frio será um pouco maior e pode estar dentro do limiar de cinco dias consecutivos com temperaturas 5°C ou mais abaixo da média climatológica para muitos municípios brasileiros, segundo a Climatempo.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias