São Paulo, 27/10/2025 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o presidente da
Argentina, Javier Milei, por sua vitória nas eleições legislativas realizadas no domingo, 26. Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que a vitória "avassaladora" de Milei comprova a confiança que depositou nele.
"Parabéns ao presidente Javier Milei por sua vitória avassaladora na Argentina. Ele está fazendo um trabalho maravilhoso! Nossa confiança nele foi justificada pelo povo da Argentina", escreveu o republicano.
Trump tem se posicionado como um dos principais aliados internacionais de Milei, a quem apoiou abertamente nas eleições presidenciais de 2023.
Milei comemorou o resultado dizendo que a vitória de seu partido, A Liberdade Avança (LLA), marca a “construção de uma Argentina grande”. Nas eleições, o partido governista conquistou mais de 40% dos votos contra 31,6% do peronismo, a principal força opositora no Congresso.
Partido do governo tem maioria na Câmara
As eleições do último domingo renovaram 127 das 257 cadeiras da Câmara dos Deputados e 24 das 72 cadeiras do Senado. Dentre as cadeiras em disputa, o partido de Milei conquistou 64 vagas na Câmara e 13 no Senado. Até então, o partido governista tinha apenas 37 dos 257 deputados e 6 dos 72 senadores.
Enquanto isso, a oposição peronista, considerando o partido Força Pátria e seus aliados, ganhou 44 lugares na Câmara e 7 no Senado.
“É um dia histórico. O povo argentino decidiu deixar para trás cem anos de decadência e continuar no caminho da liberdade”, acrescentou o presidente, afirmando que hoje “a Argentina é reconhecida no mundo inteiro pelo que fizemos nos últimos anos.”
“Estamos comprometidos em fazer a Argentina o país mais livre do mundo”, continuou Milei. “Agora sim, podemos marcar essa vitória. Vamos poder sentar e discutir uma Argentina diferente, uma Argentina que nem se imagina hoje em dia.”
O partido do governo venceu em 16 das 24 províncias argentinas. São elas: Tierra del Fuego, Chubut, Rio Negro, Neuquén, Província de Buenos Aires, Cidade de Buenos Aires, Mendoza, San Luis, Córdoba, Entre Ríos, Santa Fé, Misiones, Chaco, Salta, Jujuy e La Rioja.
Além de servir como uma espécie de referendo sobre a gestão de Milei, que está no segundo ano do mandato, as eleições legislativas dão mais poder ao presidente, que viu vários vetos importantes sendo derrubados pelo Congresso. Ter conquistado mais de um terço das cadeiras da Câmara afasta esse risco.