10 alimentos que protegem o cérebro e como incluí-los na dieta

Foto: Envato Elements

Incluir esses alimentos à sua dieta é eficaz especialmente em pessoas com predisposição genética ou sintomas de depressão. - Foto: Envato Elements
Incluir esses alimentos à sua dieta é eficaz especialmente em pessoas com predisposição genética ou sintomas de depressão.

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 08/05/2025, às 10h58

Cuidar da alimentação vai muito além de manter o corpo em forma. O que você escolhe para comer diariamente pode ter um papel decisivo na saúde do cérebro, ajudando inclusive a prevenir doenças neurodegenerativas como a demência

Uma nova pesquisa reforça essa relação entre o que comemos e a saúde mental a longo prazo. Cientistas descobriram que determinados alimentos, quando consumidos com frequência, podem diminuir significativamente o risco de desenvolver demência. O benefício, segundo os pesquisadores, está em substâncias chamadas flavonoides —compostos naturais encontrados em frutas, vegetais e bebidas como chá e vinho tinto.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Queen's University Belfast, na Irlanda do Norte, e publicado na revista científica JAMA Network Open. De acordo com os resultados, o consumo diário de seis porções adicionais de alimentos ricos em flavonoides pode reduzir em 28% a chance de desenvolver demência. O efeito foi ainda mais evidente entre pessoas com histórico familiar da doença ou que apresentam sintomas de depressão.

Embora fatores como idade avançada e genética sejam os principais determinantes da demência, os pesquisadores destacam que mudanças no estilo de vida, especialmente na alimentação, têm um potencial significativo de prevenção. 

Ainda segundo a pesquisa, a ausência de tratamentos realmente eficazes para a doença torna urgente o investimento em medidas preventivas que contribuam para uma vida mais saudável e para a redução dos impactos sociais e econômicos do envelhecimento populacional.

Onde encontrar flavonoides?

Além de conhecidos por sua ação antioxidante, os flavonoides também possuem propriedades anti-inflamatórias e já foram estudados por seus efeitos na prevenção do câncer e na proteção cardiovascular. No contexto da saúde cerebral, os alimentos mais destacados pela pesquisa incluem:

  1. Chás verde e preto
  2. Vinho tinto (com moderação)
  3. Chocolate amargo
  4. Frutas vermelhas (como morangos, mirtilos, amoras e framboesas)
  5. Maçã
  6. Frutas cítricas (laranja, limão, toranja)
  7. Couve e espinafre
  8. Uva
  9. Cebola
  10. Tofu e tempeh

Incluir esses alimentos de forma variada e equilibrada ao longo do dia é uma estratégia eficaz e acessível para promover tanto a saúde do cérebro, mesmo para quem já tem risco aumentado para doenças neurodegenerativas, quanto para a de todo o restante do corpo.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias