Foto: Envato Elements/ADDICTIVE_STOCK
Por Joyce Canele
[email protected]Saber armazenar corretamente os alimentos faz toda a diferença para manter a qualidade, o sabor e os nutrientes por mais tempo. Alguns vegetais que costumamos colocar direto na geladeira, podem estragar mais rápido se não forem guardados da maneira certa.
Entender as necessidades de cada um ajuda a evitar desperdício e a aproveitar melhor os alimentos no dia a dia. De acordo com o Tribunal de Justiça (TJSC), esses são os alimentos que não devem ir para geladeira.
Os tomates devem ser armazenados em temperatura ambiente, nunca em sacos plásticos ou diretamente na geladeira quando ainda estão amadurecendo. O frio impede o desenvolvimento natural do sabor e da suculência, além de prejudicar a formação de antioxidantes como o licopeno (pigmento responsável pela cor vermelha). Só leve à geladeira quando estiverem totalmente maduros para prolongar a vida útil.
Guardar batatas na geladeira não é uma boa ideia: o frio transforma o amido em açúcar, deixando-as doces e com textura estranha. O ideal é mantê-las em local fresco, seco e arejado, tipo uma despensa, usando sacos de papel para permitir que respirem e evitar que apodreçam. A mesma dica vale para a batata-doce.
Cebolas e umidade não combinam. Quando colocadas na geladeira, acabam absorvendo a umidade do ambiente, ficando moles e propensas ao mofo. O melhor é armazená-las em um lugar seco, arejado e fresco. Importante: não guarde cebolas junto com batatas, pois a liberação de gases entre elas acelera a deterioração de ambos.
O alho pode durar até dois meses se armazenado inteiro, em temperatura ambiente e em local com boa circulação de ar. Se colocado na geladeira, o alho tende a brotar rapidamente, ficando com aparência borrachuda e até mesmo desenvolvendo mofo. Por isso, mantenha o alho fora do frio sempre que possível.
Agora que você já sabe como conservar melhor alguns alimentos, fica muito mais fácil evitar desperdícios e garantir alimentos frescos por mais tempo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.