Foto: Envato Elements/alexlucru123
Por Joyce Canele
[email protected]Os antibióticos são medicamentos que salvam vidas todos os dias. Mas é importante lembrar: eles não servem para tratar qualquer tipo de doença.
Esses remédios funcionam apenas contra infecções causadas por bactérias — e não ajudam quando o problema é provocado por vírus, como gripe ou resfriado. Normalmente, os antibióticos agem eliminando as bactérias ou impedindo que elas se multipliquem no corpo.
Por isso, o ideal é sempre conversar com um médico ou profissional de saúde para saber qual é o melhor tratamento. Além disso, no Brasil, a compra de antibióticos é limitada à indicação médica, exigindo retenção de receituário na farmácia.
Com relação ao armazenamento, a agência de saúde dos Estados Unidos (FDA) orienta que todos os medicamentos, inclusive os antibióticos, devem ser tomados exatamente como receitados. O mesmo procedimento é indicado na legislação brasileira.
Nem sempre o antibiótico é a melhor opção quando estamos doentes. O médico precisa avaliar com cuidado o paciente para indicar o tratamento adequado e, em alguns casos, irá solicitar exames laboratoriais para apoiar a decisão. As antibióticos, por exemplo, podem ser usados para tratar ou prevenir infecções causadas por bactérias, como:
Muita gente pensa que antibiótico resolve qualquer problema de saúde, mas isso não é verdade. Quando a doença é causada por vírus, esse tipo de remédio não funciona. Algumas doenças virais que não devem ser tratadas com antibióticos incluem:
Nesses casos, o melhor a fazer é repousar, manter-se bem hidratado e seguir as orientações médicas.
A FDA afirma ainda que os antibióticos funcionam melhor quando são usados corretamente. Para que eles realmente ajudem na sua recuperação, siga estas orientações:
Quando os antibióticos são usados de forma errada ou com frequência desnecessária, as bactérias (e não o nosso corpo) criam resistência.
Isso significa que elas aprendem a se defender do remédio, dificultando o tratamento das infecções. Com isso, o tratamento se torna mais difícil. Entre as consequências da resistência estão:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.