Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Bebidas açucaradas aumentam risco de ansiedade em adolescentes, diz estudo

Freepik

Dados ainda não comprovam que o açúcar seja a causa direta e isolada da ansiedade - Freepik
Dados ainda não comprovam que o açúcar seja a causa direta e isolada da ansiedade
Por Emanuele Almeida

19/02/2026 | 12h00

São Paulo, 19/02/2026 - Adolescentes que consomem bebidas com alto teor de açúcar regularmente apresentam uma probabilidade 34% maior de desenvolver transtornos de ansiedade.

Esse dado é o principal achado de uma revisão de estudos conduzida por pesquisadores da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, que traz um alerta importante sobre como a dieta impacta não apenas o corpo, mas a saúde mental dos jovens.

Leia também: Ultraprocessados viciam como cigarro, aponta estudo de universidades dos EUA

A pesquisa, publicada no Journal of Human Nutrition and Dietetics neste mês, analisou dados de levantamentos realizados entre 2000 e 2025, focados em medir o consumo de açúcar e os sintomas de saúde mental nessa em pessoas de 10 a 19 anos. Na lista de bebidas responsáveis por esse impacto estão:

  • Refrigerantes;
  • Energéticos;
  • Sucos adoçados;
  • Chás e cafés com açúcar;
  • Leites aromatizados. 

Dos nove estudos que atenderam aos critérios da revisão, sete confirmaram a forte ligação entre o alto consumo dessas bebidas e o aumento da ansiedade.

A constatação chega em um momento crítico: estimativas de 2023 apontam que uma em cada cinco crianças e jovens convivia com algum transtorno de saúde mental, sendo a ansiedade a condição mais relatada.

No Brasil, a população jovem lidera as internações por causa de saúde mental: 579,5 casos por 100 mil habitantes, segundo levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Leia também: Jovens têm mais internações por saúde mental e procuram menos atendimento

A professora de Nutrição da Universidade de Bournemouth e coautora do estudo, Chloe Casey, destacou na divulgação do estudo um desequilíbrio na forma como a alimentação dos jovens é tratada pelas autoridades: 

A maioria das iniciativas de saúde pública tem enfatizado as consequências físicas dos maus hábitos alimentares, como obesidade e diabetes tipo 2."

Segundo ela, as implicações da dieta na saúde mental, em contrapartida, têm sido pouco exploradas, especialmente quando se trata de bebidas ricas em calorias, mas pobres em nutrientes.

Detalhes do estudo

Os cientistas fazem uma ressalva importante: os dados revelam uma associação consistente, mas não comprovam que o açúcar seja a causa direta e isolada da ansiedade. Existe a possibilidade de uma via de mão dupla, na qual jovens que já sofrem com sintomas de ansiedade busquem consumir mais bebidas açucaradas para lidar com o problema.

Além disso, fatores externos em comum, como a dinâmica familiar ou distúrbios do sono, podem contribuir simultaneamente tanto para o aumento do consumo de açúcar quanto para a piora na saúde mental.

Leia também: Saúde mental em dia: como começar terapia pelo CAPS

Ainda assim, a equipe liderada pelo pesquisador Karim Khaled conclui que os resultados identificam uma "conexão doentia" entre as bebidas açucaradas e os transtornos psicológicos.

Diante do aumento acentuado da ansiedade entre os adolescentes nos últimos anos, os pesquisadores enfatizam que reduzir a ingestão dessas bebidas é uma mudança de estilo de vida fundamental e que pode ajudar a frear a continuidade dessa tendência.

Além disso, o estudo também reforça a necessidade urgente de políticas de saúde pública voltadas para a diminuição do consumo de açúcar entre os mais jovens.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias