Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Combate às drogas e ao alcoolismo: 6 locais para atendimento gratuito em SP

Pexels/Clam Lo

Serviços públicos e gratuitos oferecem orientação, triagem, encaminhamento e apoio para o tratamento contra uso de álcool, nicotina e outras drogas - Pexels/Clam Lo
Serviços públicos e gratuitos oferecem orientação, triagem, encaminhamento e apoio para o tratamento contra uso de álcool, nicotina e outras drogas
Por Bianca Bibiano

20/02/2026 | 14h01

São Paulo, 20/02/2026 - O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado hoje, é um marco importante para incentivar aqueles que enfrentam a dependência a procurarem apoio e tratamento. Reconhecendo a importância desse dia, destacamos seis iniciativas gratuitas, tanto governamentais quanto da sociedade civil, que oferecem assistência gratuita e especializada para esse público.

Esses serviços estão acessíveis a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo desde a orientação inicial até o acompanhamento especializado, integrando a rede estadual, municipal e organizações independentes, como os Alcóolicos Anônimos (AA).

Leia também: Alcoolismo mata cerca de 3 milhões de pessoas por ano no mundo

Entre as alternativas disponíveis, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo oferece serviços na rede pública que incluem atendimento gratuito, orientação e encaminhamento adequado para tratamento de problemas relacionados ao consumo de álcool, outras drogas e nicotina. Confira mais a seguir:

Onde buscar ajuda gratuita

1. Unidade Básica de Saúde (UBS)

A atenção básica é a principal porta de entrada para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), administradas pelos municípios.

Na UBS mais próxima de casa, o cidadão pode receber orientação, acolhimento e avaliação inicial e, quando necessário, ser encaminhado para outros serviços da rede, conforme a necessidade de cada paciente. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também podem ser procurados diretamente para avaliação e acompanhamento.

  • Onde buscar atendimento: procure a UBS mais próxima de sua residência.

2. Programa Vida Sem Álcool

Disponível no aplicativo do Poupatempo, o serviço Vida Sem Álcool permite que o cidadão avalie se o consumo de álcool pode estar prejudicando a saúde.

No próprio aplicativo, é possível realizar o Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool (AUDIT). Uma pontuação acima de 15 indica a necessidade de procurar uma UBS. Pontuação acima de 20 recomenda avaliação em um serviço especializado, como um Caps-AD.

  • Onde buscar atendimento: acesse o aplicativo poupatempo.sp.gov.br, entre em “Saúde”, selecione “Vida Sem Drogas”, clique em “Vida Sem Álcool” e siga o passo a passo.

Leia também: Alcoolismo pode causar pancreatite nos 50+; entenda sintomas e tratamentos

3. Programa Vida Sem Nicotina

O serviço Vida Sem Nicotina, também disponível no aplicativo do Poupatempo, é voltado a pessoas que desejam parar de fumar ou vaporizar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é uma doença crônica caracterizada pela dependência da nicotina.

O atendimento contempla usuários de cigarro, cigarrilha e charuto, fumo mascado, narguilé, cigarros eletrônicos e outros dispositivos de liberação de nicotina.

No aplicativo, o usuário pode realizar o Teste de Fagerström, que mede o grau de dependência. Ao final, é possível consultar unidades que oferecem tratamento, conhecer os serviços disponíveis na rede estadual e iniciar o encaminhamento para acompanhamento.

  • Onde buscar atendimento: acesse o aplicativo poupatempo.sp.gov.br, entre em “Saúde”, selecione “Vida Sem Drogas”, clique em “Vida Sem Nicotina” e siga o passo a passo.

Leia também: Governo sanciona lei para assistência a mulheres alcoolistas no SUS

4. Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas

O Hub de Cuidados é uma unidade hospitalar voltada ao atendimento de dependentes químicos, prioritariamente oriundos de cenas abertas de uso. O cuidado é individualizado, conforme o quadro clínico de cada paciente, com realização de exames e aplicação de protocolos de saúde mental e clínica.

Quando necessário e com o consentimento do paciente, há encaminhamento para programas estaduais de desintoxicação, conforme a linha de cuidado definida pela equipe clínica. O Hub articula a rede de atenção psicossocial, com triagem, grupos terapêuticos, atendimentos médicos e acesso a leitos hospitalares especializados.

  • Onde buscar atendimento: o serviço é referenciado. O paciente deve ser encaminhado por um serviço da rede pública de saúde, como UBS ou Caps, após avaliação.

5. Programa Redenção, da Prefeitura de São Paulo

O Programa Redenção é uma política pública da Prefeitura de São Paulo voltada à atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e estão em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Leia também: As maiores vítimas fatais por álcool no País têm mais de 55 anos, diz pesquisa

A iniciativa envolve ações intersetoriais de diversas secretarias municipais e busca garantir autonomia, direito à saúde, proteção e respeito à singularidade de cada indivíduo. O acolhimento primário ocorre por meio da rede pública de saúde, serviços de acolhimento, casas de passagem, comunidades terapêuticas, hospitais e rede de atenção psicossocial.

  • Onde buscar atendimento: é necessário procurar uma das mais de 30 unidades do Caps no município de São Paulo.

6. Alcoólicos Anônimos (AA)

Alcoólicos Anônimos é uma das instituições mais conhecidas no apoio a pessoas com dependência do álcool. O grupo reúne pessoas que compartilham experiências, forças e esperanças para resolver um problema comum e ajudar outras a se recuperarem.

Leia também: 64% dos brasileiros afirmam não ter ingerido álcool em 2025

O único requisito para participar é o desejo de parar de beber. Não há taxas ou mensalidades, e a organização não está vinculada a religiões, movimentos políticos ou instituições. As reuniões acontecem presencialmente em diversos pontos da capital e também on-line.

  • Onde buscar atendimento: acesse o site www.aa.org.br e consulte, no menu principal, as opções de reuniões disponíveis de forma presencial ou virtual.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias