Dia do Psicólogo: a terapia é fundamental em todas as idades

Foto: Envato Elements

Novos desafios emocionais tornam a psicoterapia uma aliada essencial em todas as idades - Foto: Envato Elements
Novos desafios emocionais tornam a psicoterapia uma aliada essencial em todas as idades

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 27/08/2025, às 17h47

São Paulo, 27/08/2025 - Neste dia 27 de agosto, celebra-se o Dia Nacional do Psicólogo, a data vai além da homenagem à profissão e abre espaço para refletir sobre a importância do cuidado com a saúde mental. 

Se, por um lado, os avanços da medicina aumentam a expectativa de vida da população, por outro, surgem novos desafios emocionais que tornam a psicoterapia uma aliada essencial em todas as idades.

Terapia não é só para momentos de crise

Muitas vezes, a busca por atendimento psicológico ainda está associada a períodos de sofrimento intenso ou a diagnósticos de transtornos mentais. 

Leia também: Sua felicidade também é responsabilidade dos governos e das empresas, sabia?

No entanto, nesta data, lembramos que a terapia é uma ferramenta de autoconhecimento e fortalecimento emocional, útil para jovens, adultos e idosos.

Cada etapa da vida traz demandas específicas: a adolescência envolve descobertas e inseguranças, a vida adulta, pressões profissionais e familiares, já a terceira idade é marcada por mudanças físicas, questionamentos sobre propósito e pertencimento. 

Em todos esses momentos, a terapia pode oferecer recursos para lidar com as transformações de forma mais saudável.

Leia também: Medo de avião? Veja 3 truques recomendados por um psicólogo

O envelhecimento e os desafios emocionais

Na velhice, sentimentos como solidão, tristeza ou sensação de inutilidade podem se intensificar diante de situações como a aposentadoria, a perda de pessoas próximas ou a adaptação às limitações físicas. 

Sem acompanhamento, esses fatores podem levar à depressão ou a um isolamento social prejudicial.

Nesse contexto, a atuação do psicólogo é fundamental: por meio da psicoeducação, da valorização das conquistas e do estímulo a novas atividades, o profissional ajuda o paciente a ressignificar a vida e a manter a autonomia. 

Pequenas adaptações, como resumos dos pontos discutidos em sessão ou lembretes de tarefas, fazem toda a diferença para que o idoso se sinta incluído e ativo no processo terapêutico.

Leia também: Excesso de telas pode aumentar sofrimento psicológico em idosos, aponta estudo

Estratégias que transformam vidas

Entre as técnicas utilizadas no acompanhamento de idosos, o treino de habilidades sociais tem mostrado resultados positivos, incentivando a retomada de vínculos e o convívio em grupo. 

A participação da família também pode ser incorporada em sessões específicas, garantindo que o suporte emocional se estenda para além do consultório.

De acordo com o estudo sobre “Velhice Contemporânea e atuação do psicólogo”, a terapia nessa fase deve priorizar quatro pilares:

  • Pertencimento, reforçando o valor do idoso dentro da sociedade e da família
  • Autonomia, trabalhando formas de manter a independência nas atividades do dia a dia
  • Valor, resgatando o papel do indivíduo e suas contribuições ao longo da vida
  • Aceitação, ajudando a encarar o envelhecimento como uma etapa natural, sem abrir mão de prazeres e convívio social

Leia também: Quer viver mais e melhor? Use este simples truque mental todos os dias

Um cuidado que vale para todos

Seja na juventude ou na terceira idade, a psicoterapia é um espaço de acolhimento, onde cada pessoa pode compreender suas emoções e desenvolver ferramentas para enfrentar os desafios da vida.

No Dia do Psicólogo, a mensagem principal é clara: cuidar da saúde mental deve ser prioridade em qualquer idade. A terapia não apenas previne transtornos, mas também promove qualidade de vida, equilíbrio emocional e bem-estar.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias