Mutirão contra câncer de próstata em SP terá agendamento gratuito de exame
Agência SP/Governo de São Paulo
São Paulo, 29/11/2025 - Neste sábado, 29, das 13h30 às 17h, homens acima de 45 anos de idade que passarem pelo Parque Villa-Lobos, em São Paulo, poderão aproveitar o encerramento da campanha de Novembro Azul para agendar um exame gratuito de rastreamento para câncer de próstata, que poderá ser feito em uma farmácia perto de suas residências.
A ação é realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a farmacêutica Apsen, e é dividida em dois momentos: o primeiro, é um questionário simples, que pode ser respondido por quem passar pelo parque durante a ação e ajuda a identificar os sintomas de um eventual problema na próstata, como sintomas urinários que podem estar relacionados à hiperplasia prostática benigna, conhecida como próstata aumentada.
Após essa triagem, os participantes fazem o agendamento de um exame de sangue do tipo Antígeno Prostático Específico (PSA), a ser realizado até o final de dezembro em uma das cerca de 600 farmácias cadastradas na campanha, de acordo com a localização indicada por cada pessoa.
A hiperplasia prostática benigna é uma das possíveis alterações da próstata, altamente prevalente em homens. Segundo a SBU, cerca de 50% dos homens acima de 50 anos terão a condição, mas muitos desconhecem seus sintomas. A expectativa é que o mutirão ajude a reduzir a barreira de acesso a exames e incentivar que mais homens procurem atendimento.
Durante a ação, médicos urologistas da SBU estarão no local para orientar sobre prevenção e saúde da próstata, além de esclarecer sinais de alerta como:
- Aumento da frequência urinária
- Necessidade de urinar várias vezes à noite
- Hesitação e urgência urinária
- Jato urinário fraco
Serviço
Ação de saúde masculina com Triagem e agendamento de PSA gratuito
- Data: Sábado, 29 de novembro
- Local: Parque Villa-Lobos – São Paulo
- Horário: das 13h30 às 17h
- Público: homens a partir de 45 anos
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
