Neurotech lança IA que otimiza análise de autorizações de planos de saúde em até 40%
Envato
Por Isabela Mendes, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 27/08/2025 - A Neurotech, marca parceira da B3, anunciou o lançamento da solução "Inteligência em Autorizações", que utiliza inteligência artificial (IA) generativa para otimizar a análise de pedidos de autorizações prévias de procedimentos entre prestadores e operadoras de planos de saúde. Segundo a Bolsa, a tecnologia tem potencial para reduzir em até 40% a necessidade de análises manuais e já está em operação.
A ferramenta foi desenvolvida para aumentar a eficiência operacional das operadoras de saúde, e otimiza o fluxo de autorizações prévias, desde a avaliação documental até o envio de pareceres técnicos, destaca a B3 em nota.
Ela seguirá exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e protocolos internos das operadoras, e apoiará operadoras de saúde na emissão de pareceres, com justificativas personalizadas, analisando as particularidades caso a caso.
Entre os diferenciais do produto estão a detecção de inconsistências técnicas e administrativas e atualizações contínuas diante de diretrizes e protocolos médicos e atualizações da ANS.
Sendo assim, os principais benefícios da solução envolvem a maior eficiência operacional, redução de custos com retrabalho, apoio à auditoria técnica, agilidade na tomada de decisão e resposta ao beneficiário, diz a B3.
"Estamos comprometidos em oferecer ferramentas tecnológicas que façam real diferença para nossos clientes. A capacidade de fornecer análises detalhadas e hiper personalizadas, quase que em tempo real, é um divisor de águas para o setor de saúde suplementar, assim conseguimos balancear o acesso justo a procedimentos para os beneficiários ao mesmo tempo que mitigamos que as operadoras sofram abusos”, comenta Thiago Kovtunin, head de Produtos na Neurotech.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
