Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Poluição do ar aumenta mutações ligadas a tipo de câncer, revela estudo

Foto: Envato Elements

Cerca de 25% dos casos de câncer de pulmão no mundo afetam pessoas que nunca fumaram - Foto: Envato Elements
Cerca de 25% dos casos de câncer de pulmão no mundo afetam pessoas que nunca fumaram

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 24/09/2025, às 12h33 - Atualizado às 15h26

São Paulo, 24/09/2025 - Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), em parceria com a Universidade da Califórnia em San Diego, identificaram que a poluição do ar, está diretamente ligada ao aumento de mutações genéticas em tumores de pulmão de pessoas que nunca fumaram.

Segundo a pesquisa disponível no NIH, a poluição atmosférica por partículas finas, são geradas principalmente por veículos e atividades industriais.

Leia também: 6 pilares da saúde que ajudam a proteger o cérebro ao longo da vida

O estudo faz parte do projeto internacional Sherlock-Lung e reuniu dados de 871 pacientes não fumantes em 28 localidades diferentes. Os cientistas identificaram mutações no gene TP53, além de outras assinaturas genéticas já ligadas ao tabagismo.

Também foi observado que a poluição contribui para o encurtamento precoce dos telômeros, estruturas que protegem o DNA e estão relacionadas à capacidade de as células se replicarem.

Leia também: Mamografia pelo SUS passa a ser recomendada até os 74 anos

Comparação com o fumo passivo

Embora o contato com a fumaça de cigarro no ambiente esteja associado a pequenas alterações genéticas e telômeros mais curtos, o estudo mostrou que o impacto é menor do que o causado pela poluição do ar.

A inalação indireta da fumaça não apresentou aumento significativo nas mutações que desencadeiam o câncer, reforçando que a poluição atmosférica tem maior potencial mutagênico.

Leia também: Presença de microplástico no cérebro pode acelerar Alzheimer, aponta pesquisa

Cerca de 25% dos casos de câncer de pulmão no mundo afetam pessoas que nunca fumaram, mas até hoje a maioria dos estudos estava focada em fumantes ativos.

Essa pesquisa preenche uma lacuna importante e pode contribuir para novas estratégias de prevenção.

Entender como fatores ambientais alteram o DNA é fundamental para reduzir a incidência da doença entre não fumantes.

Poluiçao
Foto: Envato Elements

Leia também: Novo remédio contra insônia aprovado no Brasil promete noites de sono mais seguras

Fazer a sua parte como cidadão pode ajudar a melhorar a qualidade do ar, segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Confira 6 atitudes práticas para contribuir com cidades mais limpas:

1. Transporte sustentável

Prefira transporte coletivo, bicicleta ou caminhar em vez de usar o carro, especialmente em trajetos curtos, e apoie políticas que incentivem meios de transporte limpos e sustentáveis.

2. Preservação de áreas verdes

Valorize e cuide das árvores, praças e parques urbanos, que atuam como filtros naturais para o ar e ajudam a reduzir a poluição nas cidades.

Leia também: Alckmin cita alta de 108% nas vendas em loja com 'Carro Sustentável'

3. Produtos domésticos e de construção

Escolha tintas, solventes e produtos de limpeza que liberem menos poluentes e sejam menos prejudiciais ao meio ambiente.

4. Evitar queimadas

Não queime lixo ou restos de poda, já que a queima libera partículas nocivas à saúde e contribui para a poluição do ar.

Leia também: Cresce número de empresas engajadas em sustentabilidade no Brasil

5. Acompanhamento da qualidade do ar

Fique atento aos índices de qualidade do ar, disponíveis em plataformas e aplicativos oficiais, para se proteger nos dias de maior poluição.

6. Incentivo a políticas públicas sustentáveis

Apoie medidas de governos e empresas que promovam transportes limpos, energias renováveis e soluções urbanas que priorizem a saúde ambiental.

Respirar ar limpo é um direito fundamental e uma condição básica para saúde e qualidade de vida.

Leia também: O que é Governança Corporativa? 5 princípios que as empresas de sucesso seguem

Embora o Brasil tenha avançado ao atualizar sua legislação, ainda há grandes lacunas na fiscalização, no monitoramento e na efetiva redução das emissões, que agrava a poluição do ar.

Palavras-chave ar câncer Poluição pulmão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias