Pressão política limita autonomia de educadores, aponta pesquisa da FGV
Estudo da FGV com 2.235 professores mostra que 75,6% dos professores temem consequências profissionais devido à pressão política nas escolas
Por Redação Viva
23/10/2026 | 14h21Adobe Stock
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas revela que 75,6% dos professores temem consequências profissionais devido à pressão política, o que afeta sua autonomia e a qualidade do ensino nas escolas públicas.
Os dados mostram que 66,8% dos educadores acreditam que suas decisões são vistas como posicionamentos políticos, e 71,7% sentem que estão mais expostos a críticas do que no passado, refletindo um ambiente de autocensura e receio.
Para enfrentar esses desafios, a CNTE recomenda que os professores busquem apoio coletivo, incluindo suporte jurídico e psicológico, além de promover a troca de experiências entre colegas para lidar com as pressões externas e internas no ambiente escolar.
São Paulo - Explicar como as crianças nascem, apresentar instrumentos musicais ou organizar uma simulação de eleição. Atividades que fazem parte da formação dos alunos podem se transformar em motivo de conflito dentro da escola. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), mostra como a pressão política atravessa o cotidiano de profissionais da educação pública e interfere na liberdade para ensinar.
Entre os participantes, 75,6% afirmaram ter receio de sofrer consequências profissionais caso suas decisões contrariem interesses políticos. Outros 61,7% disseram que a pressão política limita sua autonomia para trabalhar como consideram adequado.
Leia também
Para Gabriela Lotta, uma das autoras da pesquisa, o resultado mais surpreendente foi perceber que essa pressão ultrapassa o mal-estar no ambiente escolar e chega às escolhas feitas durante as aulas.
Os professores estão mudando a maneira de dar aula e a relação que eles têm ali no dia a dia com os alunos em função dessa pressão política
Gabriela Lotta, pesquisadora da FGV
O levantamento reuniu 2.235 respostas válidas de profissionais de todas as unidades da Federação, coletadas entre 23 de junho e 20 de agosto de 2026. A faixa de 50 a 59 anos foi a mais numerosa, com 38% dos participantes. Outros 15,7% tinham 60 anos ou mais.
Os resultados, porém, não representam todos os professores brasileiros. O questionário foi respondido voluntariamente e divulgado com apoio da CNTE, por meio de sindicatos, grupos e redes. Trata-se de uma amostra por conveniência: um retrato das percepções de quem participou, sem permitir generalizações para toda a categoria.
Quando o conteúdo vira conflito
Segundo Lotta, a pesquisa nasceu de relatos de professores sobre pressões vindas de chefias, secretarias e famílias. O receio e a autocensura atingem até conteúdos básicos de biologia, geografia e história.
Ela cita o caso de uma professora que apresentou diferentes instrumentos em uma aula de música. Um pai reclamou, porque a filha havia tocado um tambor associado à cultura afrodescendente. Outro relato descrevia a interrupção de uma atividade de simulação eleitoral, utilizada para explicar aos alunos como funcionam as eleições e a escolha de representantes.
No questionário, 66,8% dos respondentes concordaram que decisões rotineiras de seu trabalho podem ser interpretadas como posicionamentos políticos. Já 71,7% disseram sentir que sua atuação está mais exposta a críticas políticas do que no passado. Esse resultado mostra a percepção dos participantes: a pesquisa não comparou períodos diferentes para verificar se as críticas aumentaram.
Risco de autocensura
Para Lotta, o risco é que o medo de entrar em conflito leve o professor a evitar conteúdos importantes para a formação dos estudantes.
Se as nossas crianças não puderem aprender elementos que são obrigatórios do currículo, que são comprovados cientificamente, porque existe uma disputa ideológica em torno da escola, isso compromete as nossas crianças
Gabriela Lotta
A pesquisa não mediu o desempenho dos alunos. O possível prejuízo à aprendizagem é uma preocupação apontada pela autora a partir das mudanças de prática descritas pelos educadores.
Experiência sem liberdade
Mais da metade dos participantes estão nas faixas etárias acima dos 50 anos. Essa presença chama atenção para como a pressão pode ser vivida por quem acumulou experiência em sala de aula. Lotta ressalta, porém, que a equipe não comparou os resultados por idade.
Portanto, o levantamento não permite afirmar que os mais velhos sofram mais pressão, tenham mais conflitos com as famílias ou estejam mais desmotivados do que os jovens. “São pessoas que têm experiência docente. Então são pessoas que dominam o que elas estão fazendo. E elas estão se sentindo sem autonomia para fazer”, diz.
Para Evaldo Piolli, professor da Faculdade de Educação da Unicamp e líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS), perder espaço para decidir como ensinar pode ser vivido como uma desvalorização do conhecimento acumulado ao longo da carreira. “Esse quadro coloca o professor numa situação de sofrimento ético-político, na qual o profissional sabe o que é correto fazer, mas se vê impedido de fazê-lo”, afirma.
Para Fátima Silva, presidente da CNTE, a participação dos professores mais velhos nas lutas por salário, carreira e políticas educacionais torna parte deles menos disposta a aceitar imposições no trabalho.
“São pessoas que não aceitam tão facilmente o que se tenta impor por parte das direções ou por parte das gestões”, afirma.
Isso não significa que os mais jovens estejam protegidos. Para Silva, a fragilidade dos contratos temporários pode dificultar ainda mais o enfrentamento de pressões, pelo receio de perder o vínculo de trabalho.
Pressão também vem de cima
Os conflitos com as famílias são uma parte do cenário. Na pesquisa, 44% dos participantes afirmaram já ter enfrentado desentendimentos com familiares de alunos por causa de seu trabalho.
Mas Lotta diferencia essa pressão daquela que vem da própria estrutura das redes de ensino. Segundo ela, interferências políticas na gestão e mecanismos de padronização das aulas podem reduzir o espaço de decisão dos professores por caminhos distintos.
De um lado, estão as cobranças relacionadas a interesses e alinhamentos políticos. De outro, a adoção de materiais, exercícios e avaliações prontos, que restringem as possibilidades de adaptar o ensino à turma.
O papel das plataformas digitais
Piolli chama atenção também para o uso de plataformas digitais. Quando esses sistemas passam a determinar conteúdos, sequências de atividades, avaliações e metas de forma rígida, o professor perde espaço para planejar o próprio trabalho, afirma.
“Com isso, favorecem processos de padronização e desqualificação profissional, na medida em que o saber construído pela formação e pela experiência perde espaço diante de procedimentos previamente definidos e monitorados”, diz.
No levantamento, 64,5% concordaram com a afirmação de que têm pouco espaço para interpretar regras e devem apenas segui-las. Apesar das restrições, 63,2% disseram desenvolver soluções próprias quando as regras dificultam o trabalho.
Para Piolli, isso mostra que a autonomia não desapareceu, mas pode estar sendo exercida nas brechas da rotina.
Mesmo diante das dificuldades, 96% dos participantes consideram o trabalho uma forma de servir à sociedade. A realização pessoal aparece em um patamar menor: 70,3% afirmaram encontrar esse sentimento na profissão, enquanto 22,5% discordaram.
Como enfrentar?
Para Silva, o professor precisa de apoio coletivo para lidar com conflitos. A orientação da CNTE é procurar os sindicatos para buscar suporte político e jurídico e, onde houver esse serviço, atendimento psicológico.
A troca entre colegas é outra frente. Silva recomenda utilizar os espaços de trabalho coletivo para compartilhar experiências, dificuldades e soluções pedagógicas. “Um professor sozinho não vai enfrentar na sua escola toda uma gestão e toda uma comunidade”, afirma.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Agora
