Sisu 2026: resultados já estão disponíveis; saiba como consultar
Envato
Por Bianca Bibiano
29/01/2026 | 08h00
São Paulo, 29/01/2026 - O Ministério da Educação divulgou na madrugada de hoje o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. A lista de aprovados está disponível no site oficial do programa (clique aqui para acessar).
As matrículas serão abertas dia 2 de fevereiro, na próxima segunda-feira. Quem ainda não conseguiu uma vaga pode acessar o site do programa até o dia 2 e manifestar interesse na lista de espera. Esses candidatos concorrerão às vagas que não forem preenchidas - são as chamadas 'vagas remanescentes'.
No sistema, os candidato puderam escolher até duas opções de curso para concorrer e poderão agora conferir em qual opção foram aprovados. Segundo o Ministério da Educação (MEC), este ano o Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerem, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo, tanto primeiro quanto segundo semestre.
Vagas no Sisu
Para este ano, o Sisu está ofertando mais de 274 mil vagas em cursos de graduação de instituições públicas de educação superior em todo o País. O número representa um crescimento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 13 mil vagas a mais ofertadas nesta edição.
O MEC afirma que 148,9 mil vagas são disponibilizadas por meio da Lei de Cotas e outras ações afirmativas próprias das instituições de ensino, o que corresponde a 54,3% do total.
As universidades federais ofertam 106,3 mil vagas para ações afirmativas, e os institutos federais, 23,3 mil. As universidades estaduais disponibilizam 17,3 mil oportunidades em vagas de ações afirmativas, e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) oferecem 1,5 mil vagas.
Prouni: inscrições terminam hoje
Quem não foi aprovado em nenhuma vaga, pode aproveitar o prazo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que vai oferecer bolsas de estudo em instituições provadas de ensino superior para o primeiro semestre de 2026. O cadastro também é feito pelo portal de acesso único dos estudantes (clique aqui para acessar).
O Prouni oferece bolsas integrais (100%), pelas quais o estudante não precisa pagar nada; e parciais (50%), que cobrem metade do valor da mensalidade dos cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.
A classificação dos inscritos é feita com base nas notas obtidas por eles no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esse processo seletivo do Prouni, são válidas as edições do Enem de 2024 e 2025.
Segundo o MEC, esta é a maior edição da história do Prouni, com a oferta de 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais (de 100%) e 319.700 parciais (de 50%).
Do total de bolsas oferecidas na primeira edição de 2026, 393.119 são para cursos a distância e 16.408 para a modalidade semipresencial; 328.175 são bolsas para bacharelado, 253.597 são para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas. Administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
