Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 06/08/2025 - Agosto chegou e, com ele, uma pergunta comum entre os brasileiros: “Vai ter feriado esse mês?”. Embora o calendário nacional não aponte nenhuma folga oficial a nível federal, algumas capitais do Brasil celebram datas locais importantes que garantem um descanso merecido para os moradores.
Apesar de não contar com feriado nacional, agosto reserva folgas importantes em várias capitais do país. Confira a seguir os feriados que agosto de 2025 reserva:
Leia também: Governo adia para 2026 vigência da regra sobre trabalho do comércio nos feriados
Diversas cidades vão celebrar feriados municipais ou estaduais ao longo do mês. Confira as principais datas já confirmadas:
Aniversário de João Pessoa (PB)
Dia cheio de comemorações em várias capitais:
Leia também: 7 séries clássicas dos anos 80 para maratonar no feriado
Aniversário de Campo Grande (MS)
Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, feriado em Maceió (AL)
Leia também: 10 museus importantes para visitar durante o feriado, em várias cidades do Brasil
Agora uma dúvida que surge na cabeça de muitos brasileiro:
Essa é uma dúvida recorrente e a resposta é sim, em alguns casos, o trabalho em feriados é permitido por lei, especialmente quando se trata de atividades essenciais, como saúde, transporte, segurança e serviços contínuos.
Segundo a Lei nº 605/1949, que trata do repouso semanal e do pagamento de salário nos dias feriados:
Art. 9º | Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.”
Ou seja, se você trabalhar em um feriado, tem direito a receber em dobro pelo dia ou a folgar em outra data, conforme acordo com a empresa. A exceção se aplica principalmente a setores considerados indispensáveis para a sociedade.
Leia também: Veja seus direitos se for trabalhar neste feriado, para entender mais detalhamente sobre as leis e seus direitos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.