Evite multas: veja as datas certas de liberação do rodízio de veículos
Envato
Por Isabela Toledo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 15/12/2025 - O rodízio municipal de veículos da cidade de São Paulo costuma sofrer alterações no fim do ano, especialmente em períodos de festas, recesso e feriados prolongados. Para ajudar motoristas a evitar multas inesperadas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou as datas oficiais de liberação e os dias nos quais as regras permanecem válidas.
O rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo para carros de passeio estará suspenso a partir do dia 22 de dezembro de 2025 até o dia 9 de janeiro de 2026.
Leia também: Mototáxi em SP: projeto exige placa vermelha e proíbe serviço no centro
Como funciona o rodízio e quando ele é suspenso
O rodízio restringe a circulação de veículos no Centro Expandido dependendo do final da placa, de segunda a sexta-feira, em horários de pico. Contudo, em datas especiais, especialmente entre Natal, Ano-Novo e feriados prolongados, a CET costuma suspender a regra, considerando a redução do fluxo e a reorganização operacional da cidade.
Leia também: CNH: novas regras para tirar carteira começam a valer nesta semana
A comunicação mais recente publicada pela CET informa que haverá suspensão temporária do rodízio em dias específicos, que incluem períodos de recesso municipal e feriados. A recomendação é sempre verificar o aviso mais recente, pois novas resoluções podem ser emitidas, como ocorreu na pandemia de covid-19 e em situações de emergências climáticas.
A suspensão do rodízio não interfere em outras restrições vigentes, como o rodízio de caminhões, a Zona Máxima de Restrição de Fretamento (ZMRF) e o Programa de Restrição de Circulação de Veículos Urbanos de Carga (VUC).
Leia também: Rodízio em SP terá pausa no fim do ano; veja as datas
Onde consultar e evitar multas
Para evitar infrações, motoristas devem consultar os canais oficiais, como o site da CET, perfil no Instagram e o Diário Oficial da Cidade. A multa por descumprimento é de R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH.
A CET reforça que as informações divulgadas em redes sociais não substituem o documento oficial, e que links externos enviados por terceiros podem ser falsos. O ideal é acessar diretamente o portal da Prefeitura ou a página da CET, que atualiza o calendário sempre que há novas definições de operação.
Leia também: Viagem com pets: como transportar animais de estimação no carro com segurança
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
