INSS começa a enviar respostas de associações sobre descontos; saiba mais

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Mais de 3 milhões de beneficiários apontaram não reconhecer os descontos, pelos canais oficiais do INSS - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Mais de 3 milhões de beneficiários apontaram não reconhecer os descontos, pelos canais oficiais do INSS
Por Paula Bulka Durães [email protected]

Publicado em 10/06/2025, às 15h24

São Paulo, 10/06/2025 - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar os aposentados e pensionistas com as respostas das associações sobre os descontos na folha de benefícios. As primeiras contestações, sinalizadas pelos canais oficiais do INSS, completaram 15 dias na última segunda-feira, 9, prazo máximo dado para as entidades retornarem os lesados. 

Junto ao retorno das associações, o INSS está enviando Guias de Recolhimento da União para que as entidades devolvam o dinheiro cobrado sem autorização. Se o pagamento não for efetuado em até cinco dias úteis, a Advocacia Geral da União (AGU) será acionada para adotar medidas judiciais cabíveis contra as associações e seus sócios. 

Mais de 3 milhões de beneficiários apontaram não reconhecer os descontos, pelos canais oficiais do INSS, segundo os dados mais recentes divulgados pelo governo federal. Deste total, 78,4% consultaram pelo aplicativo ou site "Meu INSS", 9% pelo canal telefônico 135 e 12,6% pelas agências presenciais dos Correios. Até o momento, 42 associações foram contestadas e terão que responder os aposentados e pensionistas se os descontos foram indevidos ou não. 

O que fazer caso a entidade não responda ou não comprove autorização para os descontos?

De acordo com o INSS, esse é o cenário mais comum. Caso a entidade não responda ou não comprove ter autorização para realizar os descontos, a instituição vai acionar a associação para devolver o dinheiro. A recomendação é continuar acompanhando o pedido pelos canais oficiais do INSS.

O que fazer se a entidade responder que tem autorização para fazer os descontos ou que o processo está na justiça?

Neste caso, o beneficiário do INSS precisa sinalizar se concorda ou não com a resposta. O prazo é de 30 dias corridos a partir da data de recebimento do retorno. O aposentado e pensionista pode se manifestar pelo aplicativo "Meu INSS", a partir do dia 9 de junho, ou se dirigir a uma agência parceira dos Correios, a partir de 16 de junho (confira a lista completa de agências aqui). 

Para responder pelo "Meu INSS":

  • Entre no aplicativo ou pelo site do INSS;

  • Informe seu CPF e senha;

  • Siga para "Do que você precisa?"

  • Digite “Consultar Pedido”

  • Clique em “Cumprir Exigência” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”;

  • Avance conforme as orientações.

Não é possível apresentar a resposta pelo canal telefônico 135.

Operação Sem Desconto

A medida tem por objetivo combater a fraude nos pagamentos do INSS, em que associações falsificaram assinaturas e documentos para desviar R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, de acordo com a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

A PF suspeita de lavagem de dinheiro, corrupção e enriquecimento ilícito envolvendo funcionários do governo. O então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e outros dirigentes do órgão foram afastados dos cargos. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão e foi substituído pelo então secretário executivo da pasta, Wolney Queiroz, agora titular do ministério desde o começo do mês passado.

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