Suspensão de rodízio na capital começa hoje; veja até quando
Envato
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 22/12/2025 - A partir de hoje (22), o rodízio de veículos está suspenso em São Paulo até o início de janeiro de 2026. A suspensão do rodízio ocorre em períodos específicos, como feriados prolongados ou final de ano, quando a Prefeitura libera a circulação de carros em todos os horários e dias da semana, sem considerar o final da placa.
Leia também: Evite multas: veja as datas certas de liberação do rodízio de veículos
O rodízio volta a funcionar em 12 de janeiro de 2026 e, a partir daí, os motoristas que forem pegos dirigindo em horários proibidos terão que pagar uma multa por descumprimento de R$ 130.
Como funciona o rodízio
O rodízio de carros é uma medida que limita a circulação de veículos em um determinado período, com base no final da placa do veículo, para reduzir o tráfego na cidade. Em SP, acontece de segunda a sexta nos horários das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Leia também: Burocracia e custos elevados dificultam acesso a veículos adaptados
A restrição é feita a partir do dígito final da placa do veículo e dia da semana. Confira o dia:
- Segundas-feiras: dígitos finais 1 e 2;
- Terças-feiras: dígitos finais 3 e 4;
- Quartas-feiras: dígitos finais 5 e 6;
- Quintas-feiras: dígitos finais 7 e 8;
- Sextas-feiras: dígitos finais 9 e 0.
Leia também: Viagem de carro ou moto: confira roteiros para quem ama pegar estrada
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
