Como conservar maionese com segurança e evitar riscos à saúde

Foto: Divulgação/TV Globo

A lendária cena da maionese contaminada de Vale Tudo foi ao ar nesta terça-feira (12) - Foto: Divulgação/TV Globo
A lendária cena da maionese contaminada de Vale Tudo foi ao ar nesta terça-feira (12)

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 13/08/2025, às 08h00

São Paulo, 13/08/2025 - A lendária cena da maionese contaminada de Vale Tudo finalmente foi ao ar nesta terça-feira (12) onde a vilã Odete Roitman mandou sabotar o prato para prejudicar a Paladar e levar Raquel à falência. 

Apesar de ser ficção, a cena traz um lembrete importante: produtos à base de ovos, como a maionese, demandam cuidados rigorosos para evitar intoxicações alimentares.

Leia também: Maionese pode fazer mal? Estudo revela alto risco de contaminação

Segundo as recomendações da Vigilância Sanitária (Anvisa), a maionese caseira, produto de origem animal, não deve permanecer em temperatura ambiente por mais de 30 minutos. 

A mesma orientação aparece em diretrizes de segurança alimentar que recomendam não expor alimentos perecíveis ao calor por mais de duas horas.

Após esse período, a proliferação de microrganismos como a Salmonella spp. torna-se uma ameaça real, e a maionese é um cenário perfeito para isso, especialmente se feita com ovos crus.

Leia também: Nem na geladeira, nem na fruteira: veja o local certo para guardar os morangos

Armazenamento

No armazenamento em geladeira, o ideal é usar recipientes hermeticamente fechados e limpos, evitando o uso de papel-alumínio ou plásticos improvisados, que facilitam a entrada de ar e umidade, ambientes que favorecem a deterioração.

Outro ponto essencial: não armazene maionese na porta da geladeira, pois esse local sofre oscilações térmicas que comprometem a conservação.

Leia também: 7 erros comuns na cozinha que podem causar intoxicação alimentar

De acordo com a Anvisa e a Embrapa, a maionese caseira tem validade máxima de até três dias na geladeira, desde que seja bem refrigerada e os utensílios utilizados sejam adequadamente higienizados. 

E, sempre que possível, opte por ovos pasteurizados ou cozidos, o que reduz o risco de contaminação.

A cena de Vale Tudo nos lembra que, por mais apetitoso que um aperitivo possa parecer, a segurança alimentar não pode ser negligenciada. 

Maionese mal conservada pode causar intoxicação, especialmente em dias quentes. Seguir boas práticas é a melhor forma de desfrutar do sabor sem receios.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias