Mais de 29 mil permanecem sem luz em SP nesta segunda, segundo a Enel
MARCELO OLIVEIRA/RASPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
15/12/2025 | 08h53
São Paulo, 15/12/2025 - A falta de energia elétrica segue atingindo diversas regiões de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 15. Ao todo, 29.140 clientes continuam com o serviço interrompido em toda a área de concessão da Enel, que atende mais de 8 milhões de residências no Estado.
Somente na capital, 18.639 residências permanecem sem luz, segundo o Mapa da Falta de Luz em São Paulo, atualizado às 5h19 pela Enel. O número corresponde a 0,32% dos 5,8 milhões de imóveis da cidade.
Leia também: MME sobe o tom contra Enel e diz que não tolerará falhas reiteradas
Na Região Metropolitana, Cotia é o município mais afetado, com 3.158 residências ainda sem fornecimento de energia. A concessionária havia prometido restabelecer completamente o abastecimento até o fim do domingo.
Já na sexta-feira, 12, a Justiça de São Paulo acolheu uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública que determinava o restabelecimento de energia elétrica aos imóveis ainda afetados pelo "apagão" em até 12 horas. A multa, em caso de descumprimento, foi fixada em R$ 200 mil por hora.
Leia também: ONS diminui projeção de consumo de eletricidade no País em dezembro
Desde a quarta-feira, 10, a cidade chegou a ter um pico de 2,2 milhões de imóveis, afetando milhões de habitantes em variadas regiões. Segundo alerta da Defesa Civil de São Paulo, há risco elevado de transtornos em todo o Estado até a próxima terça-feira, 16.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
