Missão da Nasa deve iniciar hoje procedimento para retorno antecipado à Terra
Envato
14/01/2026 | 13h48
São Paulo, 14/01/2026 - Membros da missão Crew-11 da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) na Estação Espacial Internacional (ISS) devem iniciar nesta quarta-feira, 14, o retorno antecipado à Terra, após um dos astronautas apresentar complicações de saúde. Trata-se da primeira retirada médica realizada na ISS.
O diretor da Nasa, Jared Isaacman, anunciou na última semana que a tripulação retornaria mais cedo do que o planejado, devido a um problema médico. Embora não tenha fornecido detalhes, ele afirmou que o astronauta afetado está estável.
Leia também: Agências espaciais capturam imagens do cometa se aproximando da Terra
Autoridades da Nasa afirmaram que não se trata de uma emergência a bordo, mas que estavam "agindo com cautela em relação ao membro da tripulação". A identidade do astronauta e a natureza do problema de saúde não foram divulgadas, em respeito à privacidade do paciente.
A missão conta com Zena Cardman e Mike Fincke, da Nasa, Kimi Yui da Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA), e Oleg Platonov, da Roscosmos.
"A Nasa e a SpaceX planejam desacoplar a Tripulação 11 da Estação Espacial Internacional a partir das 17h (horário local) do dia 14 de janeiro, com um pouso previsto para a madrugada do dia 15 de janeiro, na costa da Califórnia, se as condições climáticas e de recuperação permitirem", disse a agência em uma publicação no X.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
