Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Movimentação em aeroportos do País deve ser 2% maior que no ano passado

Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo

Infraero prevê que, de 17 de dezembro a 4 de janeiro de 2026,  275.569 passageiros devem passar pelos 10 aeroportos administrados  pela companhia - Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo
Infraero prevê que, de 17 de dezembro a 4 de janeiro de 2026, 275.569 passageiros devem passar pelos 10 aeroportos administrados pela companhia
Por Marcel Naves

17/12/2025 | 16h02

São Paulo, 17/12/2025 - Infraero, empresa vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, responsavel pela administração de  24 aeroportos no país, estima que a movimentação de passageiros em voos regulares nesta época será 2% maior do que no mesmo período do ano passado.
O levantamento feito abrange os aeroportos de Londrina (PR), Belo Horizonte/Pampulha – Carlos Drummond de Andrade (MG), Brasília (DF), Belém/Val-de-Cans (PA), Campo Grande (MS) e Foz do Iguaçu – Cataratas (PR).

Leia também:
Teve seu voo cancelado? Veja as recomendações da Anac
Apenas no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, são esperados 4% a mais de voos. Segundo estimativas da companhia, no período de 19 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, um total de 275.569 passageiros deve passar pelos 10 aeroportos, em 2.933 voos.
Em 2024, de 20 de dezembro a 5 de janeiro, foram registrados 269.756 passageiros e 2.884 voos nos 10 terminais. Além do Aeroporto Santos Dumont, com 250.321 passageiros previstos, os terminais com maior movimento no período devem ser o Aeroporto de Passo Fundo (RS), com 10.837 passageiros, e o Aeroporto Vale do Aço, em Ipatinga (MG), com 5.240 passageiros.
No Aeroporto Santos Dumont, os dias de maior movimentação prevista são a sexta-feira, dia 19, com 17.314 passageiros, e a sexta-feira, dia 2, com 17.612 passageiros. As previsões foram elaboradas com base nas programações informadas pelas companhias aéreas.

Leia também: Concessionária de Guarulhos controlará 12 aeroportos regionais


Evite problemas nos aeroportos

Chegue com antecedência de pelo menos duas horas em voos nacionais e três horas em viagens internacionais. Confira se a documentação está válida, faça o check-in on-line sempre que possível e fique atento às regras de bagagem para evitar taxas extras. Em caso de atrasos ou cancelamentos, procure a companhia aérea e conheça seus direitos como passageiro.

Anac

Informações e orientações sobre viagens, direitos e responsabilidades dos passageiros e das companhias aéreas podem ser conferidas no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na página, é possível encontrar informações sobre oferta e compra de passagens, documentos para embarque, orientações em caso de atraso e cancelamento, entre outras.

Leia também: Entenda como as novas regras de bagagem vão afetar suas viagem de avião

Passagens mais baratas

Para conseguir passagens aéreas mais baratas, o ideal é comprar com antecedência e ser flexível nas datas e horários de viagem. Voos durante a semana e fora dos horários de pico costumam ter preços menores. Usar alertas de preço, comparar tarifas em diferentes sites e aproveitar promoções das companhias aéreas também ajuda a economizar. Evitar períodos de alta demanda, como feriados prolongados, pode fazer grande diferença no valor final da passagem.

Cuidado com as bagagens

Identifique as malas com nome e telefone e evite despachar objetos de valor, documentos ou eletrônicos. Confira o peso permitido antes do embarque para não pagar taxas extras e fique atento às regras de itens proibidos na bagagem de mão. Ao desembarcar, retire a mala assim que ela aparecer na esteira e, em caso de extravio, procure imediatamente a companhia aérea.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias