São Paulo, 14/09/2025 - O Papa Leão XIV completou 70 anos neste domingo, 14. O pontífice recebeu mensagens de parabéns de fiéis na Basílica de São Pedro durante a missa do meio-dia. “Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje eu fiz 70 anos”, disse o papa aos aplausos. “Agradeço ao Senhor, aos meus pais e a todos aqueles que se lembraram de mim em suas orações.”
O americano-peruano Robert Prevost foi
eleito papa em maio, aos 69 anos, sendo o mais jovem a ocupar o posto desde 1978.
Também neste domingo, o Papa Leão presidiu na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, uma celebração em memória dos novos mártires e testemunhas da fé do século XXI. Conforme o Vatican News, o pontíficie procurou dar alguns exemplos dos mártires, porque seriam muitos, já que, "infelizmente, apesar do fim das grandes ditaduras do século XX, ainda hoje não acabou a perseguição aos cristãos; pelo contrário, em algumas partes do mundo, aumentou".
Entre os líderes religiosos citados, o Papa recordou a Irmã Dorothy Stang, americana que trabalhou na causa dos sem-terra na Amazônia e lutou contra o desmatamento. “Penso na força evangélica da Irmã Dorothy Stang, empenhada na causa dos sem-terra na Amazônia: quando aqueles que se preparavam para matá-la lhe perguntaram se estava armada, ela mostrou-lhes a Bíblia, respondendo 'Esta é a minha única arma”, disse.
E essas mortes, disse o Papa, "não podemos, não queremos esquecer. Queremos recordar".