Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Bocejar é um ato involuntário caracterizado por uma inalação profunda de ar pela boca, geralmente acompanhada de uma abertura ampla da mandíbula. Esse reflexo é comum em momentos de cansaço ou monotonia, e sua ocorrência pode ser influenciada por fatores fisiológicos e neurológicos.
Além disso, o bocejo é conhecido por ser "contagioso", ou seja, ao observar alguém bocejando, é quase incontrolável sentir vontade de fazer o mesmo imediatamente.
No entanto, embora o bocejo seja uma resposta normal do organismo, seu excesso pode estar relacionado a diversas condições, segundos especialistas da MedicalNewsToday:
Se o bocejo excessivo estiver interferindo nas atividades diárias ou acompanhado de outros sintomas, é aconselhável buscar orientação médica. Profissionais como clínicos gerais, neurologistas, cardiologistas e especialistas em medicina do sono podem avaliar a situação e indicar o tratamento adequado.
O tratamento do bocejo excessivo depende da identificação e manejo da causa subjacente:
Embora o bocejo seja um reflexo natural do corpo, seu excesso pode ser um sinal de alerta para condições de saúde subjacentes. Estar atento à frequência dos bocejos e buscar orientação médica quando necessário é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.