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Saiba quais documentos são necessários para retirar absorventes no SUS

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O direito de receber absorventes é garantido pela Lei nº 14.214 de 2021 - Foto: Adobe Stock
O direito de receber absorventes é garantido pela Lei nº 14.214 de 2021
Por Emanuele Almeida

04/12/2025 | 12h19

São Paulo, 04/12/2025 - Na última semana de novembro, o Governo Federal enviou mensagens personalizadas pela caixa postal da plataforma Gov.br e WhatsApp a cerca de 24 milhões de meninas e mulheres sobre o Programa Dignidade Menstrual, iniciativa de distribuição gratuita de absorventes.

O envio das mensagens buscou divulgar o programa à população, promovendo a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta de absorventes higiênicos.

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O direito de receber o absorvente é garantido pela Lei nº 14.214 de 2021. Têm acesso aos produtos pessoas com idade entre 10 e 49 anos inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até R$ 218, como estudantes de baixa renda da rede pública ou pessoas em situação de rua.

Cada pessoa tem direito a 40 unidades de absorventes para utilizar durante dois ciclos menstruais, o que corresponde a um período de cerca de 56 dias.

Quais são os documentos necessários?

Para conseguir retirar os absorventes, é preciso apresentar uma autorização emitida na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pelo aplicativo Meu SUS Digital (clique aqui para acessar). É importante ressaltar que esse documento tem validade de 180 dias, ou seja, precisa ser renovado. Além disso, também é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto e número do CPF.

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Outro documento necessário para conseguir retirar o absorvente é o CadÚnico. Para fazer o cadastro, é preciso ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um dos postos específicos da assistência social em cada município.

Como funciona a retirada dos absorventes pelo SUS?

Para retirar os absorventes gratuitos, é preciso procurar uma farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular, que geralmente exibe a logomarca do programa no estabelecimento. Para conferir se o local é credenciado, é possível verificar pelo sistema do Ministério da Saúde (clique aqui para acessar) e procurar o posto mais próximo. 

Caso haja dúvidas sobre o processo, é importante procurar uma UBS ou farmácia credenciada, assim como é possível ligar para o Disque Saúde no número 136.

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