Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSe segurar e levantar um objeto de 5 quilos já parece difícil para você, especialmente após os 50 anos, é bom ficar atento. Esse esforço simples pode estar ligado a riscos maiores de desenvolver doenças crônicas, perda de força muscular e até uma piora na qualidade de vida.
A descoberta foi feita por pesquisadores que publicaram o estudo no National Library Of Medicine, eles analisaram a capacidade de força muscular em mais de 51 mil pessoas com 50 anos ou mais, acompanhadas em 15 países, por meio da Pesquisa de Saúde, Envelhecimento e Aposentadoria na Europa (SHARE), entre 2013 e 2020.
Segundo o professor Rizwan Qaisar, responsável pelo estudo, essa dificuldade pode ser um aviso precoce para o surgimento de doenças cardíacas, pulmonares, neurológicas e articulares, além de estar ligada a problemas como depressão, colesterol alto, osteoartrite, fraturas no quadril, Alzheimer e até derrames.
A ideia dos cientistas foi criar uma forma simples de avaliar a força muscular, sem depender de aparelhos médicos sofisticados. O objetivo era facilitar a identificação precoce de pessoas que podem estar com a saúde comprometida.
Basta tentar levantar um objeto comum de 5 quilos, como um pacote de arroz, para perceber se há alguma limitação. Além disso, os resultados mostraram que os homens tendem a ter mais riscos associados à fraqueza muscular do que as mulheres. A partir disso, os pesquisadores reforçam a importância de observar sinais simples no dia a dia que podem indicar mudanças importantes no corpo.
Avaliar a força física pode ser um primeiro passo para buscar ajuda médica e prevenir o avanço de doenças que, com o tempo, comprometem a mobilidade, a independência e o bem-estar.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.